Ícone do site 90 TI

10 dicas práticas para a proteção de dados em sua empresa

10 dicas proteção de dados

Os incidentes de segurança que aconteceram nos últimos anos nos mostrou a importância em desenvolver políticas de proteção de dados na empresa. Mas com a adoção da cloud computing é possível reduzir os riscos e minimizar os impactos quando ocorrem ataques virtuais.

O desafio da proteção de dados já faz parte das prioridades da computação em nuvem, isso não é uma novidade, mas vale destacar que com base em todos os recursos, políticas e princípios oferecidos pela cloud computing é possível garantir a proteção de dados da empresa.

A proteção de dados através dos recursos de Cloud Computing

Na lista de dicas abaixo, você pode observar que investir em proteção de dados não se restringe apenas em ativos de segurança, consiste em uma mudança de paradigma e conscientização. Todos os recursos estão disponíveis, é preciso apenas adotar com eficiência.

  1. Backup e recuperação será sua linha de defesa. E por isso, invista na infraestrutura, procedimentos e políticas eficientes.
  2. Fornecedores precisam se adaptar aos ataques de ransomware. Adote ferramentas com recursos necessários para prevenção.
  3. Conscientização ainda é o melhor remédio. Crie políticas e processos de segurança e explique os benefícios em adotá-los.
  4. Gestão eficiente é ferramenta para a proteção dos dados. Administradores de TI devem ter conhecimento das mudanças que ocorrem e devem fazer o controle efetivo.
  5. É preciso ter certeza que tudo funciona. Por isso, em sua estratégia de proteção de dados deve existir testes que verifiquem os procedimentos de backup e recuperação e a integridade do dados.
  6. Performance indica em quanto tempo as operações da empresa serão restabelecidas. Verifique os indicadores de desempenho para verificar em quanto tempo é possível retornar as operações.
  7. Certificação e conformidade fazem parte das boas práticas. Buscar certificar seu ambiente de TI é aplicar as boas experiências por quem já passou por erros e acertos.
  8. Ajuda no momento de dificuldade. Tenha um suporte alinhado e capacitado para a estratégia de proteção de dados da empresa.
  9. Adotar tecnologia de ponta é essencial para ter sucesso na estratégia. Ao migrar para a nuvem, a empresa tem acesso a uma infraestrutura de TI atual e integrada com a inovação. Isso inclui questões ligadas a segurança e alta disponibilidade.
  10. Os ataques vão acontecer, isso é fato. Adotar as melhores práticas para garantir a proteção de dados não é a certeza de impedir os incidentes de segurança, mas é possível prevenir e estar preparado quando eles acontecerem.

Torne a proteção de dados uma prioridade em sua empresa, em um primeiro momento pode parecer um grande desafio, mas a realidade é diferente, com a cloud computing tudo fica mais fácil, é preciso apenas tomar as iniciativas corretas.

Continue em nosso blog caso ainda tenha dúvidas, entre em contato com nossa equipe e não deixe de nos acompanhar nas redes sociais.

Conteúdo retirado do blog da Sky.One.

 

Sair da versão mobile