Ícone do site 90 TI

5 razões para fazer a manutenção preventiva dos equipamentos

Realizar uma boa manutenção preventiva evita gasto e trabalho desnecessários

O dia a dia de um canteiro de obras é sempre movimentado, com a presença de muitas pessoas e máquinas. Imagine que, por acaso, o responsável pela obra observe a quebra de uma escavadeira no canteiro, máquina essa que há muito tempo não ganhava uma manutenção preventiva. Isso pode alterar todo o cronograma planejado, já que existe um tempo necessário para o conserto e também um custo envolvido.

Dependendo do problema e da importância do maquinário, a obra pode ser totalmente paralisada devido a uma situação facilmente evitável.

Por isso, a manutenção preventiva de equipamentos existe para reduzir os imprevistos nas obras. Entre os problemas mais comuns estão: aumento no prazo da obra, gasto excessivo de verba e até a perda de vidas.

Afinal, o que é manutenção preventiva?

A Manutenção preventiva é, em resumo, uma forma planejada e sistemática de controlar e monitorar os equipamentos de uma empresa. Ela pode ser realizada com base em três aspectos:

Tendo isso em mente, vamos à parte prática? Conheça cinco ótimas razões para estar em dia com a manutenção preventiva dos equipamentos da sua obra.

5 razões para fazer a manutenção preventiva dos equipamentos

  1. Redução de Custos: ao fazer manutenção preventiva de equipamentos como furadeiras, betoneiras e serras, o engenheiro aumenta a vida útil das ferramentas, evitando a troca e perda de tempo no trabalho.
  2. Aumento da vida útil da máquina: permite a troca de peças antigas por novas, evitando o desgaste das máquinas, seguindo o cronograma de trocas.
  3. Prazo da obra: permitir que a construtora escolha o momento certo para a parada da máquina e uma verificação periódica de todos os equipamentos do ambiente da construção é essencial para evitar acidentes e problemas no andamento dos serviços.
  4. Conformidade com a lei: melhorar o nível de qualidade do serviço executado pelo perfeito funcionamento das máquinas, atendendo as exigências da ISO 9000.
  5. Redução de Riscos de Acidentes: a falha humana e a falta de preparo para utilização de máquinas e equipamentos é um dos grandes causadores de acidentes em construções e indústria.

A manutenção preventiva oferece mais economia a longo prazo e garante a continuidade da produção ao evitar problemas e imprevistos. Para realizá-la da melhor maneira possível, é preciso ter um software completo que lhe ajude a controlar todos os processos. Conheça o 90 Compor Manutenção de Equipamentos e tenha tudo isso e muito mais em suas mãos!

Sair da versão mobile