Ícone do site 90 TI

6 cursos de aperfeiçoamento para o mercado de engenharia

cursos de aperfeiçoamento engenharia

Confira algumas dicas de cursos de aperfeiçoamento para você se atualizar

Ano após ano, o curso de Engenharia Civil permanece como um dos mais concorridos nas universidades brasileiras. Nos últimos cinco anos, a graduação esteve entre os mais buscados do país, sendo que em 2019 o curso ocupou o 4º lugar no ranking. A alta demanda pelo diploma de engenheiro é apontada por especialistas como uma consequência da versatilidade e das diversas oportunidades apresentadas pela profissão. Contudo, esse panorama faz com que os profissionais precisem fazer cursos de aperfeiçoamento para se manterem atualizados.

Se a disputa pela aprovação no vestibular de Engenharia Civil não é uma tarefa fácil, o desafio pós-vestibular também não se mostra manso. Por isso, para ingressar no mercado de trabalho e conquistar posições de destaque, o aprimoramento do currículo e a busca por cursos de aperfeiçoamento e novos conhecimentos é um diferencial.

Portanto, para ajudar você a se destacar cada vez mais em sua posição profissional, reunimos neste artigo algumas dicas para dominar bem as variáveis da profissão. Sem falar, é claro, em alguns cursos para engenheiros civis que encontramos para você. Confira!

A importância dos cursos de aperfeiçoamento para a Engenharia Civil 

Independentemente do seu setor de atuação, a profissionalização contínua é uma necessidade imposta pelo mercado de trabalho atual. Novos profissionais despontam todos os dias no cenário da engenharia, com ideias inovadoras e procedimentos modernos. Este cenário, muitas vezes, faz com que as vagas e cargos sejam nivelados pelo grau de conhecimento.

Consequentemente, todo engenheiro que não entender a busca pela especialização profissional como algo essencial, corre risco de estagnação. Além disso, fazemos parte de uma geração de profissionais mais versáteis e alinhados com as demandas do competitivo mercado de trabalho.

No caso do setor de Engenharia Civil, vale buscar uma especialização profunda, que englobe diversas áreas de atuação, principalmente porque o setor se relaciona com diferentes nichos — rodoviário, metroviário, aeroportuário ou mesmo portuário.

Confira lista de 6 cursos, totalmente ONLINE e GRATUITOS, para engenharia civil

1. Gestão de projetos

O curso de Princípios e Práticas da Gestão de Projetos, oferecido pela Universidade de São Paulo (USP) é uma boa opção para complementar aquilo que você já conhece a respeito da condução de um projeto sob a sua responsabilidade. Por isso são abordadas, principalmente, questões sobre inovação, num momento no qual o Brasil tem investido tanto em infraestrutura.

Além disso, um dos diferenciais deste curso está em diferenciar projetos de gestão tradicionais daqueles pautados pelas exigências, necessidades e objetivos atuais do mercado.

2. Conceitos e Características dos Projetos

Ainda no cenário da gestão de projetos, a FGV oferece o curso Conceitos e Características dos Projetos que apresenta o histórico e a evolução das metodologias e das práticas gerenciais em projetos. A ementa permite a análise das definições, como a inserção dos projetos na dimensão estratégica, e do seu papel como implementador de mudanças.

3. Empreendedorismo

A busca por um profissional empreendedor movimenta o mercado. Seja em pequenas ou grandes empresas, ou na busca da construção do próprio negócio, ser empreendedor é um diferencial do engenheiro atual. A nossa dica para aprimorar seu conhecimento no setor é o Curso de Empreendedorismo do SENAI, que tem por objetivo oferecer conhecimentos sobre a criação de novos empreendimentos nos mais diversos setores.

4. Fundamentos da Gestão de Custos

Este é um curso com curta duração (5 horas)aplicado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

No curso de Fundamentos da Gestão de Custos, os profissionais centram a sua atenção na contabilidade de custos. Algo determinante para aprimorar o controle de gastos em qualquer empresa, estendendo o conceito e aplicações para o canteiro de obras e equipes.

5. Curso de Gestão e Gerenciamento de Obras

Promovido pelo Instituto Nacional de Ensino a Distância (INEAD), o curso de Gestão e Gerenciamento de Obras é on-line e gratuito, com 35 horas de conteúdo. Seu objetivo é apresentar e esmiuçar as etapas de orçamento e também do planejamento e controle de uma obra.

6. Orçamento e Planejamento de Obras

Orçamento e planejamento são duas palavras essenciais para qualquer negócio, em especial no ramo de engenharia. É por isso que o curso da ferramenta 90Compor para Orçamento e Planejamento de Obras da 90Ti é um dos destaques deste artigo. Com o 90Compor você poupa tempo e potencializa os ganhos no seu trabalho.

Ficou claro como o percurso pode parecer longo, mas se aprimorar é uma atividade fundamental que se mostra gratificante a cada nova conquista?

Agora, uma última dica: para que você possa conhecer outras novidades do seu setor de atuação, acesse o nosso LinkedIn e confira os nossos conteúdos. Certeza que eles vão te ajudar muito na sua jornada!

Até a próxima!

Sair da versão mobile