Ícone do site 90 TI

90 Compor e tecnologia BIM: como a integração pode revolucionar seu negócio

90 compor

A integração é uma das palavras-chave da tecnologia BIM, que garante que todos os processos de uma construção sejam mais assertivos, com a otimização do tempo de trabalho e a prevenção de riscos, entre vários outros benefícios.

Por isso, contar com um software em que a tecnologia esteja integrada é a garantia de uma construção mais eficiente em todo seu ciclo de vida.

O que é o 90 Compor? Conheça a nossa solução para Orçamento e Planejamento de Obras

O orçamento de obras permite prever gastos e estimar lucros, sendo, portanto, uma etapa essencial em qualquer projeto de construção.

Para montar e acompanhar orçamentos, muitos profissionais do setor ainda recorrem às planilhas do Excel. Embora elas cumpram seu papel, estão sujeitas a erros e podem comprometer a competitividade de uma empresa, bem como o resultado final de uma obra.

Para não correr esse risco, o ideal é apostar em uma ferramenta que seja capaz de suportar um enorme volume de dados sem perder a eficiência, como o 90 Compor Orçamento e Planejamento de Obras.

O software é voltado para auxiliar no orçamento, planejamento e controle de atestado de obras, e dispõe de 4 módulos principais, além da integração com a tecnologia BIM:

Com o 90 Compor Orçamento e Planejamento de Obras é possível automatizar tarefas e tornar mais ágil e assertiva a elaboração de orçamentos e o planejamento completo da obra.

E o software vai além: também permite registrar todas as ocorrências das obras no momento em que elas acontecem, independentemente do local em que os envolvidos na construção estejam, além de ter acesso aos atestados técnicos que comprovam a execução de cada serviço de acordo com parâmetros pré-definidos.

90 Compor e BIM: como transformar o seu planejamento de obras

Antes de explicar quais as vantagens da integração entre um software como o 90 Compor com a tecnologia BIM, vale entender no que consiste e quais as possibilidades da Building Information Modeling, ou Modelagem de Informações da Construção.

BIM não é um programa, nem um software de gestão, mas sim uma base de dados aberta que permite a criação de um modelo virtual com informações técnicas do projeto construtivo, com linhas em 3D e parâmetros bem definidos.

O processo de desenvolvimento do modelo digital de uma edificação viabilizado pelo BIM pode dar a entender que a tecnologia funcione apenas como a representação visual de uma obra, tal qual uma maquete digital, mas o Building Information Modelling é bem mais abrangente.

Podendo ser entendida como um instrumento que concentra informações, procedimentos e fluxos de trabalho, a tecnologia BIM serve como um banco de dados qualificado.

O BIM também é caracterizado pelo compartilhamento das informações com todas as pessoas que irão participar do projeto construtivo, garantindo uma gestão de obras colaborativa e com uma comunicação mais fluida.

Através da tecnologia é possível colher benefícios como:

Feita essa introdução, chega o momento de entender como a integração entre um software e a tecnologia BIM permite transformar o planejamento de obras.

Com o armazenamento em nuvem de detalhes minuciosos sobre a construção, o planejamento se torna mais completo e realista.

Considerando que a tecnologia BIM permite o acompanhamento de uma obra ao longo do seu ciclo de vida, os profissionais envolvidos na construção também podem incluir o fator tempo na modelagem 3D.

Ao simular a passagem dos meses e dos anos, é possível entender como será o desempenho da obra em termos acústicos, de iluminação e de erosão, algo essencial para planejar manutenções.

Lembrando que o aspecto colaborativo da tecnologia BIM possibilita o acesso e a atualização das informações em tempo real, garantindo que todas as equipes envolvidas na obra cumpram com as etapas previstas no planejamento de forma mais eficiente, sem erros de interpretações.

A integração BIM presente no 90 Compor também beneficia a parte de orçamento, principalmente por conta da maior precisão na quantificação dos materiais, diminuindo os desperdícios.

As especificações mais detalhadas referentes a insumos, custos e fornecedores é outro ponto positivo, uma vez que torna o orçamento mais confiável e menos suscetível a erros.

4 motivos para escolher o 90 Compor 

A integração com a tecnologia BIM é um dos motivos que tornam o 90 Compor uma ótima escolha para empresas de construção que desejam tornar o planejamento de obras mais eficiente, mas além dessa há pelo menos outras 4 razões que contribuem para a qualidade desse sistema da 90TI:

Automatização de processos

Tarefas executadas manualmente estão sujeitas a erros e retrabalhos, além de reduzirem a produtividade de uma equipe.

Softwares como o 90 Compor, por outro lado, possibilitam a realização das atividades de forma automática, e dão a chance para que os profissionais se concentrem em tarefas estratégicas.

Confiabilidade das informações

Ao contrário de planilhas do Excel, em que a não aplicação de uma fórmula pode resultar em dados errados, causando erros irreversíveis para um projeto, o 90 Compor faz cálculos de forma prática e inteligente, sem a possibilidade de erros.

Colaboração entre os profissionais

Enquanto as planilhas exigem compartilhamentos manuais com outros usuários, sistemas como o 90 Compor Orçamento e Planejamento de Obras são projetados para garantir a colaboração entre profissionais de diversos departamentos, inclusive em tempo real, tornando o planejamento de obras mais eficiente e com menos ruídos nas trocas de informações.

Maior segurança das informações

O 90 Compor dispõe de recursos como backup, proteção contra perdas e acessos não autorizados, evitando o vazamento ou o compartilhamento de informações estratégicas.

Conheça a 90TI

Ao escolher um software para facilitar o planejamento de obras, você optaria por um sistema desenvolvido por uma empresa generalista ou por uma organização especializada em engenharia? 

Se você deseja tornar seu negócio mais competitivo, provavelmente escolheu a segunda opção, certo?

Pois bem, a 90TI se destaca no segmento de construção civil por ser uma empresa formada por profissionais que vivem a engenharia diariamente e, por isso, possuem a expertise necessária para entregar um produto que está totalmente conectado à realidade das construtoras e às suas necessidades operacionais.

Com mais de 30 anos de experiência no setor, a 90TI desenvolve softwares que facilitam e tornam mais eficientes as atividades ligadas à execução de um projeto construtivo.

Conclusão

No dia a dia de uma construtora que deseja se tornar mais competitiva, soluções tecnológicas são primordiais, garantindo que a empresa não fique para trás na realidade da indústria 5.0 da construção civil.

 É o caso da tecnologia BIM, que faz a palavra “integração” sair do papel e ser colocada em prática no dia a dia do canteiro de obras.

 Com ela, há uma visualização mais detalhada do projeto construtivo, proporcionando redução de custos, evitando retrabalhos e desperdícios, bem como o aumento da produtividade e da colaboração entre as equipes.

Se sua construtora ainda está com um pé no passado, é hora de olhar para o futuro e implementar novas tecnologias no dia a dia operacional, como o 90 Compor Orçamento e Planejamento de Obras. Entre em contato e conheça a solução ideal para sua empresa.

Sair da versão mobile