Ícone do site 90 TI

Revolução da engenharia e Revit: as novidades do software para a área

revolução da engenharia

Software ajudou na revolução da engenharia

Já imaginou a sua cidade sem um engenheiro civil? Nossas casas, prédios, estradas, fábricas, barragens para produção de energia elétrica, entre outras: a revolução da engenharia está em absolutamente tudo. Por este motivo, a engenharia foi uma das categorias que mais mudou com a revolução tecnológica.

A revolução da engenharia na história

A grande verdade é que o início da Engenharia Civil se confunde muito com a origem da própria civilização. Nesse tempo, o homem ainda dispunha de um conhecimento muito restrito de ferramentas e técnicas de construção, por isso, tanto os materiais como suas moradias eram as mais simples possíveis.

E assim veio a Idade Antiga com os metais; a Idade Média com o surgimento do artesão (predecessor do engenheiro civil); a Idade Moderna com a criação da Sociedade dos Engenheiros Civis e a Idade Contemporânea, na qual vemos o uso massivo de aço e concreto armado na construção civil, uma época em que as máquinas usadas nas obras precisaram ser inovadas e melhoradas para fazer com que a engenharia conseguisse acompanhar a velocidade com que a civilização crescia e demandava novas soluções.

Logo depois, foi desenvolvida a computação e junto a ela os softwares de CAD (Computer Aided Desing) e os sistemas de modelagem em 3D.  O primeiro software foi criado em 1960, como um programa que admitia que os usuários escrevessem uma exibição de ponteiro “xy” com uma caneta de luz. Posteriormente, em 1982, temos o lançamento do famoso AutoCAD, que aos poucos fez com que os antigos projetos nos papéis deixassem de existir.

Ao longo do tempo, vivenciamos várias revoluções que mexeram com a história e transformaram o modo como as pessoas viviam e se relacionavam. Agora estamos vivendo um novo momento revolucionário no século XXI, com as transformações que a inovação tecnológica tem provocado em nossa sociedade. A Revolução Digital está alterando a forma com que nos comunicamos, nos relacionamos socialmente, como estudamos, nos divertimos e especialmente como trabalhamos.

Novas soluções tecnológicas

Projetos que antes era complexos, executados com grandes esforços, planejamento de meses, mobilização de muitas pessoas, execução muitas vezes intuitiva e com pouco eficiência, hoje são realizados com o apoio eficaz de soluções tecnológicas que otimizam o tempo, reduzem custos e geram economia no gasto com materiais que antes eram desperdiçados.

Um dos exemplos de solução que tem transformado significativamente o setor da construção civil é o software Revit. Até 2002 ele era concorrente do AutoCad, quando foi comprado pela Autodesk e ambos passaram a ser fornecidos pela mesma empresa. Atualmente, o Revit é visto pela companhia como o futuro do desenvolvimento de soluções de construção e infraestrutura.

O que é o Revit?

O Revit nada mais é do que um programa criado para o público da arquitetura, urbanismo, engenharia e design. Ele tem a função de auxiliar engenheiros civis na elaboração dos projetos. Com ele é possível criar um projeto desde a sua parte estrutural à parte arquitetônica e também todos os sistemas complementares como hidráulica, elétrica e sistemas mecânicos.

Por abranger diversas áreas e possuir funções variadas, o software Revit possibilita a produção de projetos e documentação consistentes e muitos completos.

Revit é o mesmo que BIM (Building Information Model)?

BIM (Building Information Model), que significa modelo de informação de construção, nada mais é do que um conjunto de informações geradas e mantidas durante todo o ciclo de vida de um edifício.

O Revit não é BIM. O BIM é um método de modelagem e desenvolvimento e organização de projetos e o Revit é um software da Autodesk que utiliza esse sistema. Portanto, o Revit é um programa que permite a criação e modelos BIM.

Diante do crescimento da tecnologia que está cada vez mais sofisticada, fica a pergunta: como será o futuro da engenharia diante de tantos avanços tecnológicos? Quais novas tecnologias surgirão? Os homens serão substituídos pelas máquinas?

Ainda que essas perguntas somente sejam respondidas com o tempo, a empresa ou o profissional da área de engenharia não podem esperar as respostas aparecerem. Em suma, devem sempre investir e conhecer as novas tecnologias disponíveis para não ficarem obsoletos em um mercado em constante evolução. A revolução da engenharia já está entre nós.

Sair da versão mobile