• R. Andaluzita, 131 - Carmo, Belo Horizonte - MG, 30310-030
  • +55 0800 940 0690
tecnologia em nuvem

A Tecnologia em Nuvem a serviço do Home Office

Alternativa em tempos de pandemia, tecnologia em nuvem mostra que veio para ficar

Prática adotada massivamente devido à pandemia da COVID-19, o home office surgiu nos Estados Unidos quando tecnologias como o computador, a internet e o celular foram popularizadas. Isso fez com que algumas pessoas pudessem ter sua própria estação de trabalho em casa. Por muito tempo, o custo dessas tecnologias as tornava inacessíveis à maior parte da população e seu acesso era limitado a ambientes corporativos. Porém, à medida em que esse custo foi caindo, o home office cresceu e a tecnologia em nuvem se popularizou.

Além do avanço da internet e dos computadores pessoais, o surgimento de outras ferramentas permitiu o aumento dessa modalidade de trabalho. Os softwares que permitem o trabalho remoto – de casa, de aeroportos, etc – foram os que mais ajudaram nesse panorama.

No Brasil, o termo home office já está popularizado há algum tempo, sendo que em 1999 foi fundada a SOBRAT- Sociedade Brasileira de Teletrabalho e Teleatividades. Porém, só em 2017, com a Lei nº 13.467, o teletrabalho foi regulamentado na Consolidação das Leis do Trabalho no Brasil.

Por muito tempo, o home office foi utilizado por autônomos e profissionais liberais e em 2020 virou a realidade de grande parte da população do mundo. Com a COVID-19, as empresas tiveram que se adaptar a essa forma de trabalho e mudar a mentalidade de como gerir o trabalho de seus profissionais com boa parte deles atuando em home office. Muitas empresas tiveram que adquirir soluções tecnológicas para viabilizar o trabalho remoto de seus profissionais.

Nova realidade na 90TI

Mas como está sendo essa nova realidade para as pessoas? Para Karoliny Silva, colaboradora da 90TI, trabalhar em home office foi complicado no início. Como ela é comercial da empresa, gosta de ter contato com as pessoas, do dinamismo do dia a dia… E o trabalho remoto não proporciona a convivência diária com os colegas. Entretanto, com o tempo, Karoliny criou boas rotinas de trabalho e percebeu que está concentrando melhor e produzindo com maior qualidade.

Outro ponto destacado foi o suporte que a 90TI oferece, tanto o apoio da área de RH quanto a disponibilização de tecnologia em nuvem para que o trabalho possa ser feito de qualquer lugar.

Já Valéria Vilas Boas, que trabalha na área de desenvolvimento, destacou como pontos positivos não enfrentar o trânsito diário e poder ficar mais tempo com o filho. Porém, ao mesmo tempo viu sua jornada de trabalho duplicar. “Sinto falta da convivência diária com os colegas, das trocas de experiências. Estar em casa e trabalhar home office facilita muita coisa, principalmente com a tecnologia desenvolvida pela 90 posso trabalhar de qualquer lugar”.

Charles, também da área de Desenvolvimento, gostou muito da nova proposta de trabalho remoto. “Não perco muito tempo no trânsito devido ao deslocamento, então nesse tempo consigo produzir mais e ser aproveitado de várias formas, principalmente no meu lado pessoal. Minha produtividade aumentou significativamente, pois o trabalho em home office proporciona mais momentos de concentração. Um ponto super positivo, foi em relação aos equipamentos que a 90 disponibilizou e isso facilitou meu trabalho”, completa.

Sistema em Cloud

Muito comentada pelos colaboradores da 90 como um facilitador do trabalho remoto, a tecnologia em nuvem já faz parte da rotina de várias empresas. Muitos gestores optam por um sistema na nuvem para otimizar rotinas e melhorar a prestação de serviços do negócio, assim, com a empresa mais competitiva, é possível atingir novos mercados e obter receitas maiores.

Tanto para Guilherme Teodoro (Desenvolvimento de Software) quanto para Felipe (Coordenador de Suporte), trabalhar em nuvem agilizou e muito a forma de trabalho deles no home office. Felipe desenvolveu o 90 Telefonia VoIP e assim ele tem conseguido fazer os atendimentos de qualquer lugar, tornando o trabalho mais rápido e dinâmico.

Facilitador em momentos de crise

Portanto, reduzir custos operacionais é fundamental para manter um negócio com alto nível de competitividade. Nas pequenas empresas, possuir uma cadeia operacional com baixo nível de desperdícios é primordial, uma vez que essas empresas possuem um orçamento enxuto.

Em suma, um sistema na nuvem pode ser visto como uma excelente alternativa para empreendimentos que pretendem otimizar as suas rotinas, para isso a 90TI tem uma série de soluções disponíveis para ajudar as empresas a se tornarem mais eficientes e competitivas. Acesse aqui e conheça nossas soluções!

Se inscreva na nossa newsletter!

Quer saber o que está acontecendo no mercado de tecnologia para o setor de engenharia? Se inscreva, manteremos você atualizado!

Preencha os dados abaixo:

Atuando nos segmentos de construção civil e pesada, consultoria, fiscalização, gerenciamento, projetos e orçamento, temos uma equipe que vive a engenharia diariamente com boas práticas e conhecimento profundo.

Nossos Redes Sociais

Copyright © 2020 – 90 Tecnologia