Ícone do site 90 TI

Afinal, o que faz um Gerente de Licitação? Confira a resposta neste conteúdo!

gerente de licitação

Você saberia dizer quais as funções de um Gerente de Licitação? Confira, neste conteúdo, as atribuições desse profissional!

Na construção civil, muitas obras passam por um processo denominado licitação para serem realizadas. Uma licitação é um procedimento dentro do âmbito da administração pública que analisa propostas de produto ou serviço. Ao final do processo, é escolhida qual empresa será contratada para construir a obra. Quem guia este processo é o Gerente de Licitação.

Ele, em conjunto com a equipe técnica, escolhe qual é a proposta mais vantajosa para os órgãos públicos, tanto em preço quanto em qualidade. Na construção civil, todas as contratações de serviços devem passar por um processo que obedece a lei 8.666/1993.

Instituída em 1993, essa lei rege todos os processos administrativos e é capaz de responder a todas as dúvidas sobre esse procedimento. Essa lei regulamenta o artigo 37 da Constituição Federal de 1988. O que dita os princípios que a administração pública deve seguir. São eles: legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.

Também na lei 8.666/93 baseiam-se todos os editais. Por isso é tão importante conhecer essa lei, sem esquecer que alguns tipos de licitação têm como base outras leis.

Como funciona o processo de licitação na construção civil para obras públicas?

Existem duas etapas que são seguidas para o sucesso do empreendimento e diminuição dos riscos da Administração Pública. São eles:

O processo licitatório envolve diversos procedimentos para garantir uma construção de acordo com as leis e regras vigentes. Ao iniciar o processo administrativo, não basta um protocolo: é preciso indicar o objeto e a origem dos recursos orçamentários para as despesas com a obra. Alguns empreendimentos precisam de licenciamento e, nesses casos, é necessário elaborar um estudo e relatório de impacto ambiental.

Onde encontrar um Gerente de Licitação?

O mercado precisa de profissionais e pessoas qualificadas, especializadas, que saibam exatamente o que são processos licitatórios, que compreenda os trâmites e execute um trabalho bem feito, sem erros que possam gerar estresses e problemas.

No setor privado, os profissionais que desejam trabalhar com licitações, precisam ter conhecimento da empresa que trabalham. Algumas funções que podem ser desempenhadas por aqueles que possuem o conhecimento de Licitações Públicas: Auxiliar de Licitação, Assistente de licitação, Analista de licitação e Gerente de Licitação.

O que faz um Auxiliar de licitação?

O Auxiliar de licitação acompanha os processos licitatórios, busca e analisa editais, cadastra e renova a empresa em órgãos públicos e privados e controla homologações.

O que faz um Assistente de licitação?

O Assistente de licitação busca e analisa editais, cadastra e renova a empresa em órgãos públicos e privados e controla homologações, a fim de viabilizar a participação em pregões eletrônicos e presenciais, organizando toda a documentação necessária.

O que faz um Analista de Licitação?

O Analista de Licitação é o profissional que faz a ponte entre as empresas e o governo. Ele faz isso participando de um processo chamado Licitação. O analista é especializado em participar de licitações, representando uma empresa e buscando as melhores estratégias para que ela tenha sucesso nessa empreitada.

O que faz um Gerente de Licitação?

O Gerente de Licitação gerencia e identifica processos de licitações públicas, acompanha a análise dos editais, em conformidade com os produtos da empresa. Faz estudo de mercado, analisa concorrentes e define os preços para competição na licitação, a fim de aprovar a venda.

Para facilitar o trabalho do Gerente de Licitação, a 90Ti oferece o que existe de melhor no mercado: o 90Compor e Planejamento de Obras, sistema que otimiza as atividades do profissional no seu dia a dia e em toda a sua rotina.

Sair da versão mobile