cursos para engenharia civil

9 cursos para engenharia civil para você se aperfeiçoar

Ano após ano, o curso de Engenharia Civil permanece como um dos mais concorridos em todo o Brasil. E nada mais natural. Afinal de contas, trata-se de um setor cuja demanda está sempre em alta e com diversas oportunidades de mercado para os seus recém-formados e veteranos.

O desafio está na concorrência pós-vestibular: no ingresso ao mercado de trabalho e na sua permanência em posições de destaque gradativamente, o que denota a importância em buscar cursos para engenharia civil e valorizar o desenvolvimento de sua carreira.

E, para ajudar você a se destacar cada vez mais em sua posição profissional, reunimos neste post tudo o que você precisa saber a respeito da profissionalização constante e algumas dicas para dominar bem as variáveis da profissão. Sem falar, é claro, em 9 cursos para engenharia civil que encontramos para você se inteirar a respeito da melhor opção para você. Confira!

A importância dos cursos para engenharia civil

Independentemente do seu setor de atuação, a profissionalização contínua é uma necessidades, pois cada vez mais pessoas formadas chegam sedentas, no mercado, com conhecimentos cada vez mais adaptados às exigências atuais.

Consequentemente, todo profissional que abandonar a especialização corre sério risco de ser passado para trás por uma geração de profissionais mais versáteis e alinhados com as demandas do mercado.

No caso do setor de Engenharia Civil, vale buscar uma especialização profunda, que englobe diversas áreas de atuação. Principalmente, porque o setor se relaciona com diferentes nichos — como rodoviário, metroviário, aeroportuário ou mesmo portuário.

E, ao se deparar com novos projetos, é importante entender a fundo como os seus vastos conhecimentos podem ser determinantes para apontar algo que a concorrência ainda não pensou ou se especializou.

Confira, então, a lista de cursos para engenharia civil que você deve tomar nota!

1. Gestão de projetos

O curso de Gestão de Projetos, ministrado pela Universidade de São Paulo (USP) e com carga total de 45 horas, é uma boa opção para complementar aquilo que você já conhece a respeito da condução de um projeto sob a sua responsabilidade.

Para isso, são abordadas questões sobre inovação, principalmente, em um momento no qual o Brasil tem investido tanto em infraestrutura.

Algo que ajuda a reforçar o grande objetivo de um dos principais cursos para engenharia civil que você pode fazer: o de diferenciar projetos de gestão tradicional e aqueles pautados pelas exigências, necessidades e objetivos atuais do mercado.

2. Processo de comunicação e comunicação institucional

Curso rápido, com 5 horas de carga, apenas, mas com um interessante viés, que é analisar o processo de comunicação e também o de comunicação institucional.

Ministrado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), o curso tem como meta desenvolver as suas capacidades técnicas de comunicação. Afinal, todo líder sabe como se manifestar e expressar-se de maneira clara, concisa e objetiva.

Além disso, a ideia remete à clareza de informações que o profissional deve ter, tendo em vista que a tomada de decisões é uma constante, e deve vir pautada com diversos argumentos.

3. Liderança de equipes

Apresentado pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), o curso de liderança de equipes é composto por 6 horas de atenção dedicadas às diferenças de liderar e chefiar.

E, convenhamos, o modelo de chefia está datado e com a data de expiração vencida há tempos. Um líder, por sua vez, é o modelo que toda empresa pode se espelhar e inspirar-se para desenvolver um trabalho cada vez melhor.

4. Fundamentos da gestão de custos

Mais um curso com curta duração (5 horas), e mais uma vez aplicado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

No curso de fundamentos da gestão de custos, os profissionais centram as suas atenções na contabilidade de custos. Algo determinante para aprimorar o controle de gastos, em sua empresa, estendendo o conceito e aplicações dele para o canteiro de obras e suas equipes.

5. Sustentabilidade aplicada aos negócios

Embora o foco possa ser aplicado de maneira indireta, ao seu setor de atuação, é nítida a importância da sustentabilidade, hoje em dia. O que destaca este como um dos mais relevantes cursos para engenharia civil que você pode realizar.

Afinal, o conteúdo aplicado em 10 horas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) aproxima os alunos do conceito de sustentabilidade e provoca múltiplas reflexão sobre o tema, além de atitudes que podem promover a consciência ambiental em sua empresa.

6. Qualidade em serviços

O curso de qualidade em serviços, apresentado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), explora as múltipla formas de encantar o seu público-alvo, ajudando a agregar mais valor ao seu negócio.

São 15 horas das quais cada um pode entender, mais a fundo, a relevância de se alinhar não apenas às tendências de mercado como às exigências do público-alvo.

7. Curso de gestão e gerenciamento de obras

Promovido pelo Instituto Nacional de Ensino a Distância (INEAD), o curso de gestão e gerenciamento de obras é on-line e gratuito, distribuído em 35 horas de conteúdo cujo objetivo é apresentar e esmiuçar as etapas de orçamento e também a respeito do planejamento e controle de uma obra.

8. Estratégias e habilidades para negociações de sucesso

On-line, e desenvolvido pela Universidade de Michigan — na plataforma da Coursera, o curso de negociações de sucesso compreende 8,5 horas de vídeos para explorar qualitativamente as habilidades, competências e técnicas que podem ajudar você em suas futuras negociações.

E, na Engenharia Civil, não faltam oportunidades para praticar o que foi absorvido em aula, não é mesmo?

9. Capacitação em administração para engenheiros

curso da Fundação Vanzolini coloca em pauta o sistema dinâmico e assertivo que deve existir em uma empresa moderna, visando questões legais, financeiras e associadas à gestão de pessoas. Importante para complementar os seus conhecimentos sobre o assunto.

Dicas para iniciar e sustentar uma carreira de sucesso

Agora, para finalizarmos bem o tema dos cursos para engenharia civil, que tal conferir algumas dicas gerais para sustentar uma carreira de sucesso, enquanto você ainda analisa as melhores opções acadêmicas para você?

  • Dedique-se ao estudo sempre que possível e faça disso um hábito — bem como a complementação em cursos presenciais e on-line;
  • Participe de eventos do seu ramo de atuação, pois o networking é, ainda, uma das maneiras mais eficazes de se especializar e expandir a sua atuação no setor;
  • Busque novos desafios — teóricos e práticos — para aprimorar seus conhecimentos;
  • Entenda a fundo o cenário do seu mercado, as tendências e as necessidades de seu público-alvo.

E então, ficou claro como o percurso por meio de cursos para engenharia — e as nossas dicas — pode parecer longo, mas é uma atividade extensa que se mostra gratificante a cada nova conquista?

Agora, para que você possa conhecer outras dicas e novidades do seu setor de atuação, curta a nossa página no Facebook e fique por dentro de tudo do setor de engenharia civil — e em primeira mão!

Este post foi escrito por Noventa TI