software de construção civil

4 diferenciais de um software de construção civil integrado a bancos

O dia a dia em uma empresa de engenharia pode ser muito desgastante se você não possui as ferramentas ideais para fazer o trabalho fluir de forma rápida, segura e transparente. Para isso, uma solução na lista de prioridades das instituições, que tem ajudado a solucionar os problemas administrativos e a otimizar a gestão de obras, é implantar um software de construção civil.

Garantir que a gestão das áreas financeira e contábil da empresa caminhem lado a lado, comunicando-se com demais setores e buscando os mesmos resultados, é um grande desafio enfrentado por muitas instituições do setor. Muitas ainda gerenciam boa parte do trabalho de forma manual, usando o papel para fazer o controle dos dados.

Quer saber quais seriam as vantagens de se ter um software de construção civil dentro da sua empresa? Confira no nosso artigo motivos para investir em um sistema integrado a bancos!

1- Informações integradas

Um software ERP (Enterprise Resource Planning) deve unir e disponibilizar informações de forma consistente. Como o sistema conecta áreas da instituição, os processos ficam unificados, entre eles a gestão de compras, gestão de custo, gestão de contratos, gestão de obras, gestão de patrimônio e gestão comercial. Com o uso da ferramenta, você poderá exportar planilhas de custos do Excel com geração automática de codificação, gerar relatório para Cotação de Preços de Insumos, realizar o Cálculo da Produção da Equipe Mecânica (Padrão DNIT), Integração com Ms-Project, entre outras funções importantes e garantir a transparência e segurança dos dados de todo o trabalho.

Os dados serão acessados apenas por pessoas autorizadas. Essa integração e troca de informações garante mais eficiência no uso dos recursos, mantendo os colaboradores informados e transparência no controle dos dados.

2- Segurança dos dados

É muito comum que, durante todo o processo de trabalho em uma obra, as informações se percam por conta de vários fatores. Ao trabalhar com uma ferramenta digital, você garante que tudo o que foi registrado fique salvo e em segurança.

Nesta função, a empresa terá a possibilidade de personalizar os acessos dos arquivos por departamentos e até mesmo profissionais específicos (afinal, cada um tem sua senha e relatórios próprios). Dessa maneira, as informações estarão sempre seguras, arquivadas e disponíveis para o acesso e consulta dos gestores.

3- Acesso remoto

O acesso remoto é um grande facilitador para o gerenciamento de todo o trabalho da construtora. A integração permitirá, por exemplo, que a área de compras escolha o momento certo para renovar contratos de locação de equipamentos; checar a quantidade de insumos disponíveis para as obras e evitar compras emergenciais ou desnecessárias. A funcionalidade de acesso remoto é um dos exemplos de como a qualidade na informação auxilia no aumento da produtividade e assertividade das decisões de todos os setores.

4- Redução de gastos

Ao implementar um sistema integrado, o número de erros diminui e, consequentemente, os você reduz gastos e otimiza o uso de recursos, já que estamos falando de otimização de processos e tempo de execução nas tarefas. Em suma, ao implementar um sistema ERP na empresa você conseguirá:

  • automatizar as atividades, eliminando a necessidade do papel e os riscos de erros operacionais e retrabalhos;
  • acompanhar e gerar relatórios para tomadas de decisão de forma mais rápida e segura;
  • exportar e importar orçamentos, evitando a perda de dados durante o processo de construção da obra;
  • ter mobilidade tornando o trabalho mais ágil — tudo na palma da mão a qualquer hora e de qualquer lugar.

Uma importante meta do ERP é facilitar o fluxo de informações de uma organização para otimizar a tomada de decisões dentro da empresa. Um sistema de ERP ajuda de maneira eficaz as corporações a atingir essa meta, coletando e organizando informações em diferentes níveis, oferecendo, em tempo real, acompanhar os gastos, otimizar o fluxo de caixa e gerir as informações referentes aos lucros e prejuízos.

Escolha o software de construção civil ideal para a sua empresa

Utilizar ferramentas digitais ou softwares de construção civil é progressivamente necessário para que as áreas envolvidas na construção de uma obra possam realizar suas atividades de forma rápida e segura. Neste caso, a tecnologia atua como ferramenta de apoio, com o principal objetivo de reduzir custos, aumentar a produtividade e, como consequência, apresentar melhores resultados.

Além disso, atua diretamente na agilidade do dia a dia do trabalho do engenheiro ou dono da empresa, assim como todo o grupo envolvido. Lembre-se: é fundamental que seja escolhido um software para orçamento, planejamento e acompanhamento de obras que esteja em conformidade com as necessidades e as expectativas da sua empresa. O grande diferencial desse tipo de sistema é oferecer a automatização dos processos e garantir que as informações não se percam, trazendo benefícios para a gestão da construtora.

Quer saber mais sobre o universo da construção civil? Acompanhe o nosso blog da 90ti e continue bem informado!

Related Post

Este post foi escrito por Noventa TI