construção civil 2017

10 novas tecnologias na construção civil para 2017

Novas tecnologias na construção civil estão sempre às voltas, seduzindo os empreendedores a respeito de suas características e aplicações variadas — como é o caso das soluções ERP, por exemplo. Inclusive, muitas delas já estão em uso e podem fazer toda a diferença em seus projetos.

Quer filtrar de maneira qualitativa as melhores opções para o seu mercado? Neste post, reunimos 10 novas tecnologias na construção civil que você pode aproveitar agora mesmo, em 2017, confira!

1. Tijolos ecológicos

Como conceito de sustentabilidade está em voga nas mais diversas camadas produtivas, a Engenharia Civil não poderia ficar de fora e, atualmente, não faltam opções para tornar as obras menos poluentes e nocivas ao meio-ambiente. Nesse contexto, o tijolo ecológico é uma opção mais resistente — até 37% — do que o modelo tradicional e feito com lã e um polímero comumente encontrado em algas. Além disso, eles secam mais rápido do que os convencionais e contam com bom isolamento térmico, o que pode ser uma boa alternativa para transformar seus futuros projetos.

2. Telhas solares

Cada vez mais presente em nosso cotidiano, a energia solar — cuja absorção se dá por meio do uso de painéis fotovoltaicos — também tem ganhado destaque na inovação tecnológica da telha solar, que já possui as células fotovoltaicas inseridas em sua estrutura. Assim, a construção é feita normalmente, garantindo abrigo aos seus clientes e a geração de energia elétrica.

3. Concreto sustentável

Outro elemento que pode conferir menos agressão à atmosfera é o concreto. Indispensável na Engenharia Civil, o material é produzido a partir do reaproveitamento de outros elementos, como a madeira, o vidro e outros itens de demolição. Consequentemente, a emissão de poluentes é reduzida, bem como a produção de lixo, convertendo-se na sólida estrutura de boa parte das suas obras.

4. Impressão 3D

A impressão 3D é uma das grandes inovações dos últimos anos. Suas aplicações na Engenharia Civil estão apenas começando — e com propostas muito promissoras.

Afinal, ela ajuda na redução do desperdício de materiais nos canteiros, além de diminuir exponencialmente o tempo de construção e o custo final de uma obra. Mais produtividade com boa dose de economia em tempo e investimento: o sonho de todo empreendedor!

5. Sensores vestíveis

A tecnologia vestível tem sido aproveitada para compor as roupas dos profissionais para conferir mais segurança a eles no ambiente de trabalho. Por exemplo:

  • Capacetes cujos sensores avisam qualquer tipo de impacto;
  • Relógios de pulso com a capacidade de monitorar a temperatura corporal, evitando, assim, qualquer sintoma de exaustão térmica.

6. Concretos translúcidos ou que brilham no escuro

A opção translúcida tem sido aproveitada há pouco mais de 5 anos e o concreto translúcido é composto por fibras ópticas que liberam a entrada de luz aos ambientes. Com isso, existe menos dependência de luzes artificiais, o que se traduz em um consumo de energia menor.

Já o concreto que brilha no escuro é uma das mais novas tecnologias na construção civil, cuja principal finalidade é a absorção da luz do sol durante o dia, para emitir um brilho providencial no cair da noite. Dessa maneira, também é possível contar com uma boa redução no consumo de energia elétrica, já que essa tecnologia conserva um brilho luminoso por bastante tempo — da mesma maneira que já ocorre com os populares materiais fluorescentes.

7. Building Information Modeling (BIM)

Também conhecido como Modelagem da Informação da Construção, o BIM é um conjunto de tecnologias que, quando utilizada para a compilação de informações, pode ajudar qualitativamente no gerenciamento da obra. O interessante do BIM é que, tal qual os softwares de ERP e de CRM, há a possibilidade de acompanhar as principais informações e dados dos projetos. Assim, ele permite a organização mais eficiente, ágil e preparada para lidar com todo tipo de imprevisto.

8. Tinta que absorve energia solar

Mais uma opção que tem contribuído para dependermos menos de recursos finitos e dispendiosos como a energia elétrica, a tinta que absorve energia solar pode ser de grande auxílio para baratear projetos e trazer inovações diferenciadas aos seus projetos. O trabalho tem sido conduzido pela Universidade de Alberta, no Canadá.

A proposta é simples: desenvolver uma tinta que atue como um painel solar. Imagine as possibilidades e o quanto você pode economizar em tempo produtivo e no custo de cada obra com uma dessas tecnologias na construção civil!

9. Estradas de painéis solares

Menos aplicável em suas construções — mas de profunda relevância para a Engenharia Civil —, essa grande tecnologia renovável promete coletar energia solar, aproveitando-se basicamente da infraestrutura do setor de transportes. Para isso, pavimentos sextavados hexagonais (produzidos com elementos químicos diferenciados, como esse substrato fotovoltaico) podem trazer vantagens múltiplas às estradas. Como gerar a iluminação do próprio pavimento e derreter o acúmulo de neve.

10. Têxteis geradores de energia

Para gerar energia de qualidade, as empresas têm apostado em outros tipos de novas tecnologias na construção civil, como é o caso dos têxteis geradores de energia. Aqui, um pouco de inovação é aplicada às peças têxteis, como um tecido que é capaz de coletar energia de fontes solares.

Assim, é possível gerar energia pelo atrito potencial de alguns materiais usados na construção civil e que também são geradores. Portanto, trata-se de uma alternativa eficaz e prática de inserir em sua rotina de produção, ajudando a reduzir custos e a otimizar toda a logística do seu canteiro de obras. Isso são apenas alguns exemplos de inovações tecnológicas que estão chegando no mercado e já possuem aplicações distintas para este ano.

Imagine o que o futuro nos reserva? Quais dessas novas tecnologias na construção civil você acredita que possam trazer efeitos imediatos em seus projetos? Para ter um acompanhamento mais qualitativo dessas tendências — e suas devidas aplicações comerciais — curta nossa página do Facebook e fique por dentro de todas as nossas dicas!

Related Post

Este post foi escrito por Noventa TI