plataforma web

Plataforma Web de Engenharia Civil: Como Escolher a Melhor?

Uma plataforma web agrega conveniências múltiplas e diversificadas para o empreendedor, ainda mais quando pensada para facilitar a rotina de quem lida com a dinâmica  do setor de engenharia civil. Afinal de contas, a pressão por orçamentos rápidos e precisos é enorme, bem como a necessidade por uma solução versátil, flexível e que componha boa parte da sua gestão nesse tipo de solução — e de maneira integrada. Com isso, surgem dúvidas naturais sobre como escolher o melhor produto para atender à sua demanda.

Quer dicas para acertar em cheio na escolha pela plataforma web de engenharia civil? Receba ajuda na sua tomada de decisão conferindo o nosso artigo de hoje!

Busque por praticidade e usabilidade

plataforma webAo ingressar no meio das soluções digitais, a sua empresa deve adquirir praticidade para lidar com a rotina e usabilidade para que a solução agregue e não se torne um obstáculo para a sua equipe. Por isso, certifique-se de que a plataforma web que muito promete ao seu negócio pode, de fato, atender a essa demanda de maneira fluída e harmoniosa.

Uma dica: procure especificamente por soluções de especialistas do seu ramo de atuação. Empresas de soluções tecnológicas para o ramo de engenharia civil entendem profundamente a sua demanda, as necessidades de sua empresa e, principalmente, os meios para alcançar os seus objetivos. Dessa maneira, as chances de encontrar uma plataforma web alinhada à sua demanda são ainda maiores.

Verifique a possibilidade de integração com outros softwares

Mais uma vez, estamos falando de um produto que não pode ser “genérico”: deve ser uma plataforma web inserida no dia a dia dos profissionais do setor. Com isso, o produto que você está à procura é uma verdadeira ferramenta multifuncional, capaz — inclusive — de se integrar a outros softwares.

No seu setor de atuação, por exemplo, o Excel e o Ms-Project são produtos constantemente utilizados, tanto na parte de planejamento quanto no gerenciamento de obras e em sua respectiva execução. Portanto, de nada adianta lidar com uma plataforma web que exija, posteriormente, o uso de outro produto para complementar informações. É uma valorização do seu tempo, por sua vez, agregar uma solução digital que integre as informações, permita a exportação de dados, planilhas e outros arquivos para economizar em tempo e minimizar os erros.

Cheque se a plataforma web possui funcionalidades diversificadas

Como um complemento ao tópico anterior, é difícil destacar uma boa plataforma web — na construção civil — que não contemple diversidade e amplitude nos seus recursos. Afinal de contas, como havíamos mencionado, esse tipo de produto tem que agregar à rotina dos profissionais. Isso significa:

  • gerar mais produtividade com menos recursos;
  • permitir mais tempo para o planejamento estratégico;
  • atualizações que reduzam os erros cometidos por preenchimentos em planilhas;
  • segurança dos dados criados, editados e compartilhados.

Ou seja: não basta ter uma plataforma web que ofereça aquilo que você necessita, mas que não expanda esse leque de atuação por meio de recursos ainda mais relevantes. Um exemplo disso são os softwares que oferecem relatórios de composições de preços unitários, mas que não gerem atualizações nesses preços — mantendo, sob responsabilidade da sua equipe, a correção dos valores.

Isso não seria, em médio e longo prazo, uma boa solução para sua empresa. Afinal de contas, o tempo produtivo seria novamente direcionado para esses preenchimentos burocráticos, mecânicos e passíveis de erros. Portanto, voltamos a recomendar  que você tenha por perto uma solução integradora, que entenda a rotina da sua empresa e saiba identificar novas oportunidades para que o seu negócio permaneça em contínuo desenvolvimento, e não em estagnação

Procure por mais segurança para as suas informações

Dialogar sobre plataformas web também consiste em focar em novas medidas de proteção para a sua empresa. Internamente, por exemplo, um recurso interessante é o controle de acesso para os membros da empresa, além do registro de todas as ações realizadas dentro do sistema.

Outro ponto de atenção são os ataques externos ou o cuidado que deve ser dado à perda, extravio ou roubo de informações. Para tanto, a sua plataforma web está mais protegida quando os dados permanecem na nuvem e não em infraestruturas físicas. Isso ajuda, inclusive, a economizar na infraestrutura da sua empresa.

Note se existe alinhamento às leis

Já havíamos destacado isso acima, mas vale o reforço: uma plataforma web que não seja automaticamente atualizada pode significar mais custos para o seu negócio em médio e longo prazo. Por isso, é fundamental ter à sua disposição uma solução que seja modificável.

Assim, a empresa prestadora do serviço permanece em constante desenvolvimento para que a plataforma web não se torne obsoleta — algo comum na tecnologia, atualmente — da noite para o dia. Principalmente pensando no seu ramo de atuação, verifique se o produto é atualizado continuamente e em sintonia com o reajuste da incidência de insumos nas composições (fundamental para agilizar os trâmites e a elaboração de orçamentos para que a sua empresa saia na frente da concorrência).

Não adquira soluções que não prestem o devido suporte

Por fim, vale observar que uma plataforma web não é só um produto cuja transação se encerra com o recebimento do mesmo. É importante verificar se a empresa contratada oferece um serviço de suporte próximo, ágil e solícito. Um bom exemplo disso é o trabalho de excelência promovido pela 90t.i, que começa com o nosso atendimento ao cliente e estende-se à própria plataforma web, munida de uma vídeo aula integrada ao sistema, explicando tudo o que sua equipe precisa saber de maneira que a navegabilidade seja simplificada e integrada à rotina o mais rápido possível!

Quer saber por onde começar, então? Acesse a página do NeoCompor90 e verifique o quanto a nossa plataforma web está profundamente alinhada às suas demandas, objetivos e necessidades!

Este post foi escrito por Noventa TI