Qualidade na construção civil: qual é a influência de um bom orçamento?

Os seus profissionais devem buscar o equilíbrio entre planejar e executar. Nesse contexto, a elaboração de um bom orçamento está presente em ambas as áreas.

Afinal de contas, é o planejamento eficiente que reduz os custos e agrega mais valor aos empreendimentos. Enquanto isso, a execução do orçamento faz parte dessa tarefa.

Por isso, nós consideramos fundamental a elaboração deste artigo. Nos próximos tópicos, avaliaremos o quanto o orçamento impacta a qualidade na construção civil.

Precisa de dicas para compor o orçamento dos seus próximos projetos? Confira as que temos para lhe passar!

A importância de um orçamento na construção civil

Por si só, o orçamento já é uma ferramenta indispensável para o planejamento. Isso vale até mesmo para as questões particulares, como o planejamento financeiro pessoal.

Ao traduzirmos isso para um setor tão importante para a infraestrutura de um país, percebemos que o orçamento é imprescindível para gerar qualidade na construção civil. Quer ver alguns exemplos disso? Com um bom orçamento em mãos, nós podemos:

  • desenhar efetivamente todas as etapas e atividades do projeto;
  • ter uma estimativa precisa dos recursos necessários;
  • prever os recursos humanos, materiais e equipamentos que serão utilizados;
  • mapear todo o projeto, tendo em vista o investimento necessário para cada etapa;
  • prever, tanto as despesas futuras quanto as receitas;
  • minimizar prejuízos e desperdícios;
  • aumentar o lucro agregado de uma obra com base nesses ajustes.

Orçamento mapeado de projetos em comum

Além disso, quando se tem um orçamento mapeado de projetos em comum, fica muito mais fácil contemplar as próximas obras — ainda que cada empreendimento tenha suas particularidades. Existem, ainda, outros motivos para planejar o orçamento e, assim, oferecer mais qualidade na construção civil. Entre eles, destacamos:

Planejamento mais assertivo

O orçamento é uma ferramenta indispensável para ser acompanhada ao longo de toda a construção de um empreendimento imobiliário. Ao fazê-lo, temos que considerá-lo em etapas complementares, que são:

  • a estimativa dos preços aplicados e os seus respectivos prazos;
  • o detalhamento de cada etapa do planejamento da obra;
  • o acompanhamento de cada uma dessas questões, para certificar-se de que estão sendo cumpridas à risca.

Construção base de uma base completa de insumos

Quer uma obra segura e livre de imprevistos? O orçamento é uma das maneiras mais eficazes de obter tais resultados.

Pois, como havíamos adiantado, esse documento permite que seja composta uma base de insumos completa, possibilitando a sua análise estratégica. Assim, antes de iniciar um novo projeto, boa parte do que será necessário já foi mapeado e o planejamento será ainda mais ágil.

Controle eficaz do canteiro de obras

Com o material em mãos, é possível ter uma logística mais eficaz no canteiro de obras. Isso aumenta a segurança, o controle e o uso de recursos, sem que existam muitos desperdícios e prejuízos.

Rentabilidade nas vendas

O custo dos seus projetos fica muito mais preciso. Consequentemente, é possível gerar um diferencial para o seu negócio, que é a rentabilidade com base em um preço mais justo — considerando que a empresa vai arcar menos com os desperdícios que encarecem tanto uma obra.

Mais credibilidade para a sua marca

Também é bom destacar que uma empresa que preza pela qualidade na construção civil atua diretamente com uma margem de segurança e controle. Quando bem feito, isso é perceptível pelo seu público-alvo.

O resultado de uma obra livre de problemas, prejuízos e atrasos contínuos no seu cronograma — além de reajustes constantes no valor — cria uma experiência única para os seus clientes. Como resultado disso, sua credibilidade é ainda maior.

A confiança que a sua marca passa a transmitir no mercado é outro ponto de destaque. Os fornecedores, os parceiros e os clientes em potencial ficarão por dentro dos diferenciais apresentados pela sua equipe, gerando uma competitividade maior para o seu negócio.

As dicas para a elaboração de um bom orçamento de obras

Agora que já vimos o papel de destaque que o orçamento desempenha, reunimos algumas dicas que fazem toda a diferença no seu dia a dia. Confira:

  • comece com uma pesquisa aprofundada a respeito dos materiais (a composição de preços, com base em variações de diferentes fornecedores);
  • entenda também a quantidade usada de cada material;
  • compile, em média, de 3 a 4 preços diferentes para ter uma média mais precisa do que é praticado no mercado e o quanto a sua empresa investirá ao longo da obra;
  • verifique também, previamente, o número de recursos utilizados: mão de obra, o aluguel ou aquisição de equipamentos, os custos (diretos e indiretos) e a carga tributária;
  • lembre-se de verificar o valor de licenciamentos e burocracias, no geral, do seu setor de atuação;
  • calcule o BDI (Benefícios e Despesas Indiretas) para identificar um preço de venda apropriado para gerar lucro e atrair interessados no mercado.

Vale adiantar que os empreendimentos diferem um do outro, por mais que sejam parecidos. O que implica na realização de um novo orçamento para cada obra.

No entanto, esse trabalho preliminar contribui com a redução de problemas na obra. Além disso, a redução de custos é significativa e os imprevistos são menores.

Portanto, o retrabalho é menor, garantindo mais agilidade na execução do projeto. Por isso, pense que uma boa empresa que busca qualidade na construção civil não precisa apenas de certificações que gerem um diferencial. Ela precisa de uma equipe pontual, que atue diretamente no planejamento assertivo de obras.

Está em busca de outras dicas para complementar os conhecimentos aqui adquiridos? Aproveite para curtir a nossa página no Facebook e ficar sempre por dentro de todas as nossas novidades!

Related Post

Este post foi escrito por Noventa TI