módulos integrados

5 motivos para usar um sistema ERP com módulos integrados

Hoje em dia, existem múltiplas soluções tecnológicas que nos ajudam a cumprir as responsabilidades diárias com mais agilidade e eficiência. Uma das principais — e de ampla popularidade no setor de Construção Civil — é o sistema ERP com módulos integrados.

Afinal de contas, na Era da Informação Digital, vivemos dias em que o tempo de resposta para os obstáculos e desafios é, basicamente, imediato. Só com o auxílio de sistemas com módulos integrados é que conseguimos visualizar o cenário, como um todo, para antecipar soluções para situações previsíveis e imprevistas. Com uma boa solução ERP, a sua empresa tem muito a lucrar com a implementação dessa alternativa tecnológica e altamente personalizável para atender às suas necessidades e alcançar os objetivos.

Quer saber mais a respeito dos motivos que devem convencer você a analisar o uso de um sistema ERP com módulos integrados? Basta seguir com a leitura deste post!

O que é um sistema ERP com módulos integrados?

Todas as empresas, independente do seu porte e segmento de atuação, já perceberam que vivemos em torno de funcionalidades tecnológicas. Ainda mais para gerar vantagens competitivas e destacar-se diante da concorrência, oferecendo serviços mais ágeis, eficazes e focados em soluções para o consumidor.

Aí a relevância de um bom gerenciamento de suas atividades se faz presente. Seja para alocar recursos, cortar custos ou avaliar a possibilidade de desenvolver novos projetos, tudo isso passa pela compilação e análise de dados, o que esbarra diretamente nas soluções propostas por um sistema ERP com módulos integrados.

ERP é a sigla em inglês para Enterprise Resource Planning. Em resumo: trata-se de um sistema de gestão empresarial.

O que um ERP promove?

Por meio do seu uso, o ERP promove a integração de todos os setores produtivos da empresa, ficando mais fácil analisar a performance dela e como cada equipe tem se comportado em busca de resultados. Como exemplo, imaginemos uma empresa que funcione com diferentes sistemas — sem a integração entre eles — para os setores do seu negócio. Pense na dificuldade em integrar as informações para verificar índices de crescimento, comparar dados de projetos anteriores ou observar oportunidades dentro do contexto administrativo da empresa. Sem falar no alto custo em adquirir softwares e respectivas licenças, suporte técnico ou o treinamento e capacitação das equipes que utilizarão sistemas incapazes de dialogar entre eles.

Por sua vez, o sistema ERP com módulos integrados une a equipe, facilita a comunicação e reduz os custos. Esses são apenas alguns exemplos que, de imediato, podemos apontar ao optar por essa solução tecnológica e versátil.

5 motivos para usar um sistema ERP com módulos integrados

1. Para integrar os departamentos e as equipes

Quanto maior uma empresa, mais difícil é manter a linearidade na comunicação entre os setores e os seus departamentos menores — e também entre setores diferentes. Empresas de pequeno porte também podem sofrer com isso, uma vez que a comunicação — por menor que seja o empreendimento — já começa com obstáculos.

Por isso, um ERP com módulos integrados faz com que os departamentos compreendam as realidades ao seu redor. Imagine, por exemplo, a facilidade que se torna o trabalho de compilação e organização dos dados quando eles já estão segmentados de acordo com o seu respectivo departamento.

Assim, a informação é adquirida com mais rapidez, os resultados podem ser comparados com melhor visualização e os colaboradores entendem melhor os desafios e o momento de cada setor. Isso se traduz em uma perspectiva mais dinâmica de sua empresa como um todo.

2. Integrar os dados de sua empresa e concentrar as informações

Como um complemento ao tópico anterior, imagine que essa integração de informações possibilitará uma visão mais estratégica interna ou externamente. É o caso, por exemplo, de um setor de marketing que consegue identificar alguma oportunidade a partir do volume de vendas de determinado produto ou serviço.

Ou internamente, quando um gerente de obras deseja montar um plano de carreira para os colaboradores, mas precisa ter uma noção mais precisa do orçamento à disposição para isso. Portanto, a integração gera um entendimento maior do dia a dia da empresa e de como os seus colaboradores podem transformar esses dados integrados em verdadeiras oportunidades de negócio.

3. Garantir o crescimento gradativo da empresa

O presente e o futuro estão concentrados nas possibilidades que uma solução tecnológica pode trazer e, com um sistema ERP com módulos integrados, as informações dispostas na tela ajudam a gerar respostas eficientes para solucionar as situações cotidianas. Afinal, todo problema enfrentado ganha mais chances de solução quando você possui todas as informações à disposição. Algo que esse produto pode oferecer, permitindo inclusive o planejamento para identificar imprevistos e resolvê-los antes mesmo de acontecer.

4. Saber o que se passa na empresa em tempo real

Dados atualizados em tempo real e integrados para a visualização de todos, são fundamentais para observar o que tem dado certo na empresa e o que pode ser reajustado. É o mesmo princípio de outras soluções, como o marketing, cujas estratégias digitais podem ser acompanhadas em tempo real. Ao saber como as informações de sua empresa estão trazendo retornos positivos ou negativos, você consegue tomar decisões agilmente.

5. Centralizar os dados em um banco único

Por fim, saber que o seu negócio possui um banco de dados apenas para manter as informações concentradas pode trazer um grande alívio. A começar pela segurança de sua propriedade intelectual, que não fica espalhada.

Além disso, o extravio e perda de informações são reduzidos, já que o backup de dados é constante, ajudando a manter a empresa sob controle. Ou seja: segurança, agilidade e produtividade, trazendo novas perspectivas estratégicas para todos os setores de sua empresa.

Por meio de módulos integrados, o fluxo de informações é mais harmônico e prático. Inclusive, é toda a base de trabalho das soluções que a 90TI tem a oferecer. Os setores dialogam melhor, traduzindo-se em oportunidades de crescimento para a sua empresa.

Quer saber mais a respeito de uma excelente solução personalizada e cujo sistema ERP com módulos integrados pode facilitar a condução do seu negócio, rumo ao seu pleno desenvolvimento? Entre em contato com a gente!

Este post foi escrito por Noventa TI