90 Compor: o seu controle de manutenção de equipamentos

A construção civil é uma área que influencia bastante a economia brasileira e, por isso, está em constante expansão e transformação, adotando ferramentas que facilitam e dinamizam as diversas atividades em uma construção de obra. Uma dessas tecnologias é o software de controle de manutenção de equipamentos.

Isto porque os equipamentos e máquinas de uma obra são itens importantes que merecem tanta atenção quanto a mão de obra contratada. Garantir o pleno funcionamento destes equipamentos durante a obra, é garantir, por consequência, a entrega da obra dentro do prazo planejado e sem nenhum tipo de ônus.

Em função disso, trataremos neste texto sobre o 90 Compor, o software de controle de manutenção de equipamentos oferecido pela 90Ti para otimizar o trabalho na construção civil.

Boa leitura!

90_Compor_Orçamento_e_Planejamento_de_Obras

O que é um software de controle de manutenção de equipamentos?

O gerenciamento de equipamentos e máquinas durante uma obra não é tão simples quanto parece. A responsabilidade aqui é garantir uma manutenção preventiva que evite paradas inesperadas durante o serviço, impactando negativamente sobre a produtividade da equipe e andamento da obra.

O plano de manutenção deve ser pensado pelo engenheiro civil junto aos demais planos, antes de iniciar uma obra. Ele precisa listar os equipamentos a serem usados e identificar a intensidade de uso para programar manutenção periódica. 

Assim, é possível evitar o atraso e ônus financeiro com manutenção não planejada.

Se estivermos falando de uma grande obra, possivelmente esse controle é bem mais difícil de realizar manualmente ou com ferramentas analógicas. Por isso, é imprescindível o uso de um software que auxilie o profissional nesse monitoramento de manutenção das máquinas em uso.

O software nesse sentido, é um dispositivo prático e eficiente. Pois, ele garante que o engenheiro consiga acompanhar de qualquer lugar (com acesso em dispositivos móveis), e a qualquer hora, o monitoramento das máquinas.Também permite que a manutenção seja programada de acordo com a necessidade de cada equipamento em campo, obedecendo às diretrizes do fabricante.

Isto, além de representar economia de tempo para o engenheiro, significa maior disponibilidade da máquina no canteiro de obra.

Planilha_Controle_de_Obras

Quem pode utilizar de um software de controle de manutenção de equipamentos 

Empresas de diversos segmentos podem usufruir da praticidade que um software de controle de manutenção de equipamento pode oferecer. A construção civil, por trabalhar necessariamente com máquinas de diversos tipos – como retroescavadeiras e tratores – de alto custo, inclusive, é um dos setores mais beneficiados com esse tipo de tecnologia.

Assim, no planejamento geral da obra, o software já deve ser considerado na lista de ferramentas a serem adquiridas para que os prazos estabelecidos sejam cumpridos. Imagine que o engenheiro alugou uma retroescavadeira que terá uso intenso nos primeiros meses da obra e não se atentou para a necessidade de manutenção preventiva da máquina.

Se, em uma semana de uso, o equipamento falhar, isso pode implicar em atraso da obra e na redução da produtividade. Afinal, a equipe fica parada enquanto a máquina não é consertada e ainda pode haver ônus com a busca de uma manutenção emergencial e não programada.

Como escolher um bom software de manutenção e controle de equipamentos?

A escolha do software deve corresponder às necessidades do canteiro de obras. Assim, o engenheiro deve observar o quantitativo de máquinas e equipamentos que necessitará ao longo da construção e buscar uma ferramenta que possa monitorar todos os itens essenciais para o pleno funcionamento da máquina. Alguns deles são:

  • Monitoramento da hora trabalhada da máquina – para medir o desgaste geral da máquina em determinados períodos
  • Vida útil dos pneus – acompanhar o uso do pneus e a necessidade de troca
  • Consumo de combustível – para acompanhar a necessidade de reabastecimento sem esperar que a máquina zere o tanque.
  • Manutenção preventiva – para evitar que a máquina deixe de funcionar durante a obra

Você conhece o 90 Compor?

Entre os softwares disponíveis no mercado para controle de manutenção de equipamentos, destacamos o 90 Compor da 90Ti, uma empresa especializada em desenvolvimento de softwares para o setor de engenharia com mais de 30 anos de atuação no mercado.

O 90 Compor foi desenvolvido com base na importância que os equipamentos têm dentro de uma obra. Além de serem fundamentais para o desempenho da obra, os equipamentos também são uma parte significativa do orçamento.

Assim, garantir uma manutenção preventiva é entregar uma obra dentro dos prazos, mantendo a eficiência da produção, sem custos inesperados.

O software da 90 baseia-se ainda nas boas práticas de mercado e permite que o gestor tenha o controle efetivo sobre todo o maquinário presente no canteiro. Dentre as funcionalidades, destacamos:

Controle de Ativos

O gestor tem acesso a dados técnicos do maquinário, bem como consegue controlar de forma centralizada a demanda por equipamento, entender quando deve alugar e quanto vai custar. Vislumbrar antecipadamente a necessidade de uma nova máquina, auxilia no controle financeiro.

O software ainda permite que o engenheiro tenha controle sobre permanência, transferência, disponibilidade e utilização dos equipamentos, compreendendo, por exemplo, a carga que cada máquina tem no dia a dia.

Manutenção

No quesito manutenção, o 90 Compor permite que o gestor da obra possa realizar manutenções preventivas, de acordo com a movimentação diária de cada máquina, histórico de uso, política de manutenção das empresas, bem como pela natureza do equipamento. 

Essas informações dão subsídios para que as manutenções sejam precisas e correspondam à real necessidade das máquinas, o que representa economia de custo.

Além de indicar vida útil dos pneus, consumo de combustível, entre outros aspectos, o 90 Compor também auxilia no cálculo de índice de disponibilidade, apresentando dados sobre horas improdutivas de cada equipamento, em relação ao custo que ele acarreta quando parado ou em uso.

Por fim, o software também gera relatórios que podem ser analisados em qualquer ponto da obra ou até mesmo fora da obra.

Como vimos, um software de controle de manutenção de equipamentos e, hoje, ferramenta indispensável na construção civil dada a importância das máquinas em campo e o custo que elas representam no orçamento total da obra. 

Assim, cabe ao engenheiro incluir a adoção de uma ferramenta que dinamize o controle das máquinas e permita que a manutenção seja feita de forma preventiva sem atrapalhar o andamento do serviço.

Gostou desse conteúdo? Que tal entender como a transformação digital pode beneficiar a sua construtora?

Se inscreva na nossa newsletter!

Quer saber o que está acontecendo no mercado de tecnologia para o setor de engenharia? Se inscreva, manteremos você atualizado!

Preencha os dados abaixo:

Atuando nos segmentos de construção civil e pesada, consultoria, fiscalização, gerenciamento, projetos e orçamento, temos uma equipe que vive a engenharia diariamente com boas práticas e conhecimento profundo.

Nossos Redes Sociais

Copyright © 2020 – 90 Tecnologia