ERP on cloud

ERP On Cloud: como as construtoras se beneficiam dessa ferramenta?

Com um mercado cada vez mais competitivo, os negócios precisam se movimentar e buscar soluções mais práticas e otimizadas para se destacar e atender às expectativas dos clientes, não é mesmo? Empresas da construção civil, por exemplo, que contam com o apoio de um ERP on cloud alcançam uma gestão mais integrada em todos os processos da obra.

Assim, ter acesso a um ERP para construção civil auxilia a construtora a conseguir uma gestão mais integrada em todas as etapas da obra. Essa solução é responsável por conectar os dados e processos da construtora e pode ser utilizada em vários projetos. Além disso, com um ERP, as empresas fazem proveito de processos mais organizados, gestão eficiente e melhoram seus resultados.

Neste artigo, explicaremos melhor o que faz um ERP On Cloud, como ele auxilia as empresas, a importância do uso desse software e suas vantagens. Continue a leitura e saiba mais!

O que é um ERP On Cloud ou na nuvem?

ERP é abreviação de Enterprise Resource Planning, é um sistema que foca na integração de todas as áreas da empresa em uma única plataforma, que pode ser local ou na nuvem. 

Há dois meios de hospedagem, On Premises e On Cloud. No primeiro, a instalação acontece nos servidores da própria empresa e é administrada por equipe especializada ou terceirizada. Já o On Cloud é um ERP na nuvem. Ou seja, sua hospedagem é feita fora do servidor local e físico da empresa e, por isso, pode ser acessada a partir de qualquer lugar. 

Dessa forma, ao fazer uso do ERP On Cloud, os custos são menores, já que não há necessidade de gastar com instalação, manutenção e atualizações do serviço. Nesse sistema, o serviço é contratado sem que seja necessário adquirir também a licença de uso. A solução demanda conexão com a internet e o pagamento é realizado de acordo com o pacote que melhor se adequa à empresa.

90_Compor_Orçamento_e_Planejamento_de_Obras

ERP On Cloud x On Premises

O On Premises possui alguns pontos característicos e necessários, como o treinamento da equipe, manutenção, atualização e implantação do sistema.

Já o ERP On Cloud, por sua vez, possibilita uma previsão do orçamento, já que o valor do pacote é definido no início, incluindo atualizações e manutenções que precisarem ser realizadas durante o contrato.

Além disso, gastos adicionais são calculados apenas quando pacotes mais completos são adotados, o que pode acontecer, por exemplo, quando a empresa cresce.

Veja abaixo um comparativo dos dois modelos em alguns pontos.

Hospedagem 

No caso do ERP On Premises, é necessária uma infraestrutura de TI privada e equipe de tecnologia interna para manutenção e para operar o programa.

As soluções em nuvem têm sua comercialização feita por assinaturas, com contratos que especificam pagamentos em mensalidades. Além disso, a ferramenta baseada em nuvem fica alocada em data centers terceirizados.

Acesso à internet

Para funcionar, o ERP On Cloud depende de um navegador e conexão à internet. Já a versão On Premises demanda de hardwares físicos internos, com terminais de acesso próprios e data centers.

Nesse segundo caso, a conexão à internet não é necessária. Mas os colaboradores não podem acessá-lo fora da área em que está alocado fisicamente.

Infraestrutura necessária

Como mencionado anteriormente, ERPs locais precisam de infraestrutura de hardwares. Por isso, em até cinco anos a empresa precisa renovar o parque tecnológico para não ficar defasada no mercado.

Também é necessário um investimento inicial alto para os elementos básicos do sistema físico, como salas adaptadas para armazenamento seguro e data centers.

Isso é necessário para que haja espaços com dimensões adequadas e climatizados, evitando-se, assim, o descontrole de temperatura e garantindo a alimentação de energia necessária para manter o processamento funcionando de forma eficaz.

Por causa dessas especificidades, a empresa deve possuir uma equipe de TI interna capacitada para fazer reparações e upgrades. Esses pontos não são necessários no ERP On Cloud, já que nele o armazenamento acontece na nuvem.

Custos

Inicialmente, os custos do ERP On Cloud podem ser maiores, no momento de implementação. Mas, a longo prazo, as despesas são menores, por causa do contrato de assinatura.

Dessa forma, os pacotes costumam englobar despesas com manutenção, atualizações e a infraestrutura à distância. Além disso, o ERP local demanda gastos com hardwares, que podem ser trocados periodicamente, e adaptações necessárias na empresa.

Vantagens de um ERP On Cloud

O ERP On Cloud é recomendado para empresas que precisam de upgrades constantes para acompanhar as expansões. Nesse caso, a longo prazo, as soluções remotas possuem mais a oferecer, já que inovações tecnológicas costumam acontecer rapidamente.

Veja abaixo algumas vantagens de um ERP na nuvem.

1- Despesa proporcional ao uso 

Eles funcionam em parcerias on demand. Ou seja, quando o negócio se expande, basta reajustar os contratos. Dessa forma, a empresa consegue maior previsibilidade sobre os investimentos em sistema de gestão.

2- Proteção de dados 

Quando o ERP On Cloud é contratado, os seus fornecedores ficam responsáveis pela segurança dos dados. A terceirizada é responsável pela recuperação de informações – backups. Dessa forma, os servidores remotos também possuem equipes especializadas em criptografia e mais recursos para aumentar a segurança dos dados.

3- Implementação rápida 

Não é necessário fazer reforma no espaço ou comprar equipamentos. Por isso, implementar um ERP na nuvem é algo ágil e seus benefícios podem ser aproveitados mais cedo.

4- Manutenção inclusa 

A companhia custeia mensalidades, como o suporte técnico de manutenção. Caso ocorram panes, por exemplo, a empresa terá acesso a um suporte de especialistas.

5- Upgrades periódicos 

O ERP On Cloud facilita a produção em larga escala. Isso acontece porque os programas são feitos para receber modificação de requisitos quando são demandados. Com isso, a sobrecarga é evitada quando há expansões. 

6- Mobilidade

Com a pandemia de Covid-19, o trabalho remoto virou parte da rotina de muitos profissionais. Com o passar do tempo, o acesso ao ERP em notebooks e smartphones será essencial.

Por isso, a tecnologia em nuvem é uma demanda cada vez mais presente e necessária por permitir o acesso a partir de qualquer lugar do mundo.

Como a construção civil se beneficia com um ERP on cloud?

O uso de ERP na construção civil tem como objetivo organizar e facilitar a gestão da construtora em diferentes setores. Segundo estudo realizado pela Impact of Enterprise Resource Planning (ERP) Systems to the Construction Industry, entre as empresas entrevistadas, 90% das que fazem uso de ERP tiveram sucesso em seus processos diários. 

O sistema permite que a construtora tenha uma gestão integrada em todas as áreas. Processos complexos ficam mais simples, já que o ERP para construção civil descarta muitas das atividades manuais. Dessa forma, a empresa otimiza o seu tempo e seus profissionais podem se dedicar a pontos mais estratégicos.

Assim, a construção civil possui demandas diversas de trabalhos, com muitas pessoas e processos envolvidos. O ERP On Cloud permite cruzar todas as informações e gerar insights poderosos, ajudando no controle e tomada de decisões. Os gestores também podem identificar problemas, gerar relatórios e ter acesso a uma visão completa.

Você conhece o 90 Compor ERP?

O 90 Compor ERP possui soluções para integrar e agilizar os processos de sua empresa. Com a solução ERP, a parte financeira do negócio ganha um gerenciamento detalhado, sendo possível controlar todas as etapas do processo, com dados integrados. 

Com o módulo de controladoria oferecido pela 90 Compor ERP, é possível ter uma melhor gestão de custos e receitas da empresa, além de análises de resultados com relatórios. A ferramenta também possui Business Intelligence, permitindo agilidade nas análises e interpretação de informações geradas por meio do ERP de forma facilitada e visual.

Quer saber mais? Automatize os processos burocráticos da sua empresa com o 90 Compor Orçamento e Planejamento de Obras!

 

Se inscreva na nossa newsletter!

Quer saber o que está acontecendo no mercado de tecnologia para o setor de engenharia? Se inscreva, manteremos você atualizado!

Preencha os dados abaixo:

Atuando nos segmentos de construção civil e pesada, consultoria, fiscalização, gerenciamento, projetos e orçamento, temos uma equipe que vive a engenharia diariamente com boas práticas e conhecimento profundo.

Nossos Redes Sociais

Copyright © 2020 – 90 Tecnologia