Como um ERP para construção civil pode te ajudar?

ERP: como funciona e como incorporar na construção civil?

Quem trabalha na construção civil e precisa lidar diariamente com várias demandas internas, fazer a movimentação de vários valores, sabe da importância de ter todos os processos bem organizados, em todos os projetos que administra. Nesse cenário, utilizar ferramentas que otimizem todo esse trabalho é o ideal para que tudo seja feito com mais rapidez, segurança e eficiência. Por isso, precisamos falar sobre ERP, um excelente software de gestão para a construção civil.

Isso porque os ERPs (Enterprise Resource Planning), são exemplos de soluções em gestão administrativa de obras. Dessa forma, um bom ERP para construção civil, permitirá uma gestão muito mais eficiente, completa e segura.  Além disso, ele conectará dados, integrará departamentos e poderá ser utilizado simultaneamente em diversos projetos, com ótimos resultados.

Além disso, o crescente desenvolvimento da tecnologia no mercado promove diversas mudanças no comportamento de consumo. Em outras palavras, as pessoas estão cada vez mais educadas com relação aquilo que desejam consumir. Logo, perceber que uma empresa de engenharia está antenada nas principais novidades e preocupa-se em gerar valor, já é um grande passo para a competitividade. 

Se sua construtora deseja ampliar cada vez mais seus horizontes através de boas práticas e investimento em ferramentas para otimizar o andamento dos projetos, continue lendo este artigo. Nele, vamos esclarecer sobre o que é um ERP para construção civil e como sua empresa pode se beneficiar através desse importante software de gestão para trazer ainda mais benefícios e estratégias para a construção. 

O que é um ERP?

Em geral, podemos definir que um ERP (Enterprise Resource Planning) é um software de gestão empresarial. Em outras palavras, ele  faz a conexão e organização de todo o fluxo de informações de uma empresa, de todos os setores, e transfere essa conexão para um único lugar, fazendo com que os gestores tenham uma visão macro daquilo que está sendo feito, além de toda a cadeia de suprimentos. 

Essa integração contribui para que as operações sejam mais dinâmicas e a gestão seja mais eficiente. Isso porque, por meio dela, é possível automatizar relatórios, fazer a gestão de processos com mais qualidade, identificar problemas e propor soluções mais rapidamente, além de tomar decisões com mais assertividade e segurança, por exemplo.

90 compor

Como funciona um ERP?

De forma geral, o ERP funciona basicamente como um banco de dados para um segmento, reunindo em um lugar todas as operações. Essas operações podem seguir de acordo com o segmento da empresa. 

Como estamos falando do ramo da construção civil,  processos como manufatura, logística, materiais, capital humano, investimentos e entre outros fatores podem ser integrados nesse sistema. 

O que um ERP para a construção civil precisa oferecer?

A evolução tecnológica é uma realidade constante e está presente no dia a dia das empresas. O que atendia há algum tempo, precisa ser adequado às novas demandas do mundo atual. Sendo assim, um ERP para a construção civil também precisa evoluir.

Dessa forma, um ERP de qualidade deve:

Trazer facilidade e agilidade: quanto mais fácil é a operação, melhores são os resultados. Isto é uma grande vantagem, pois sua empresa ganha mais agilidade e, consequentemente, se torna mais produtiva. 

Essa qualidade não apenas promove mais confiança na possibilidade de entregar um projeto no prazo certo, mas também contribui para a fidelização, fazendo com que seus clientes sejam verdadeiros promotores da sua marca.

Ser integrador: quando todas as informações estão em um único local , é possível ter uma visão mais ampla de tudo. O fluxo de informações entre as áreas é contínuo, feito de forma rápida e sem interrupções. Esta integração melhora a comunicação entre as áreas e aproxima as equipes. 

Quando falamos de integração, devemos pensar nos benefícios da centralização de informações. Ter um mapeamento geral daquilo que entra, do que está sendo executado e do que está saindo é fundamental para reduzir gargalos, atividades que não estão sendo executadas da maneira correta ou aquelas que estão sendo mais custosas para o projeto. 

Portanto, essa integração facilita o mapa de tudo que está acontecendo ao gestor de obra, revelando o que precisa melhorar, otimizar e retirar.

Automatizar: relatórios e processos automatizados trazem agilidade, concentram mais informações, o que permite feedbacks e tomadas de decisão mais certas.

Oferecer manutenção e atualizações periódicas: como tudo evolui, o ERP também precisa evoluir e isso pode ser feito através de atualizações disponibilizadas pelo fornecedor. Assim, você estará seguro de que usará uma ferramenta com tecnologia de ponta, e que está sempre acompanhando as tendências impostas pelo mercado. 

Oferecer suporte de qualidade: é primordial que o fornecedor de seu ERP mantenha uma relação de parceria com sua empresa, mantendo um canal de comunicação sempre aberto e oferecendo um suporte ágil e de qualidade. Obter transparência.

Benefícios de um ERP para a construção civil

Até aqui, apresentamos algumas características imprescindíveis de um ERP para a construção civil. Mas, de fato, quais são os benefícios que tudo isso traz para sua empresa no dia a dia? Confira!

1- Segurança nas informações

Quando todas as informações sobre sua empresa, a propriedade intelectual e dados são inseridos em uma ferramenta que opera em um ambiente virtual, é imprescindível que haja segurança digital máxima, com um controle de acesso rigoroso!  Vivemos em uma época onde a segurança digital é de suma importância, ainda mais com a chegada da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), que reforça essa necessidade por parte de marcas que realizam atividades importantes por meio da internet.

Portanto, ao escolher um ERP para construção civil, opte por aquele que garante esta tranquilidade. 

2- Redução e gestão de custos operacionais com o ERP para construção civil

Quando sua empresa conta com um sistema de gestão que traz mais agilidade para a execução de todos os processos no diário de obras, como a gestão de estoques e suprimentos, a realização de pagamentos, informações completas sobre cada obra, tudo simultaneamente e em tempo real, você reduz o tempo de execução destes processos.

Assim, há menos desperdícios e retrabalho e, consequentemente, redução de custos e perdas. Sem contar que tudo isso torna o fluxo de caixa ainda mais estratégico.

3- Integração de departamentos e equipes, dados e informações

Antes de tudo, quanto mais integrados estiverem os departamentos e equipes, melhor será a comunicação corporativa. Dessa forma, um sistema de gestão para construção civil deve permitir uma visão holística entre todas as áreas e maior fluidez no fluxo de informações. Nesse quesito, a inteligência artificial se faz presente, uma vez que, além de promover a integração, também automatiza o fluxo de dados e informações.

Dados atualizados em tempo real, segmentados adequadamente, organizados e disponibilizados de forma estruturada, garantem mais agilidade no retorno de informações consistentes. Esta integração de dados em um único local reduz a perda de informações e traz mais segurança para a propriedade intelectual da empresa.

Isto permite uma visão mais ampla e estratégica de todo o negócio e contribui para definição de tomadas de decisão.

4- Mais clareza nos processos e menos erros

Através da inteligência artificial por trás de um ERP obras para construção civil, é possível ter uma visão mais ampla sobre todos os tipos de riscos a que uma empresa pode estar exposta.  

Dessa forma, o ERP para construção deve fazer, por exemplo, mapas de riscos relacionados a investimentos e custos e também à saúde dos trabalhadores, apresentando previsões sobre riscos ergonômicos, físicos, químicos e biológicos.

O acesso a todas estas informações é muito positivo, pois reduz o número de erros, evita o retrabalho e aumenta a produtividade.

5- Gestão mais eficiente com o ERP para construção civil

Já deu para perceber que é possível, por meio de um sistema de gestão para construção civil, visualizar os projetos e a empresa como um todo e fazer uma gestão mais eficiente de todos os processos, não é mesmo?

Dessa forma, ter todas estas informações à mão, na tela do computador e em tempo real, permite uma visualização mais completa e abrangente de tudo que está acontecendo em cada obra, em cada departamento ou setor. 

Assim, fica mais fácil definir estratégias mais adequadas a cada realidade do negócio e realizar o acompanhamento dos resultados com mais segurança e agilidade.  

6- Automação e otimização de processos

Por meio de um bom ERP engenharia com módulos completos é possível automatizar relatórios, melhorar o planejamento das obras, acompanhar resultados, fazer orçamentos, controlar estoques, requisitar materiais e recursos.

Além disso, é possível também automatizar e otimizar outros serviços como:

#1 Faturamento – Emissão de notas fiscais

Quando a emissão de notas é automatizada, outros serviços são otimizados, como conciliação bancária e fluxo de caixa. Além disso, a emissão de notas fiscais eletrônicas (NF-e) garante mais legalidade e confiabilidade  ao negócio.

#2 Gestão financeira

Toda a movimentação financeira é feita a partir da integração de banco de dados dentro do ERP. Assim, a gestão de custos e receitas da empresa, de todos os setores e obras, é feita em um único lugar e com muito mais segurança.

#3 Cronograma de obras

Uma ERP construtora garante a criação e o acompanhamento de cronogramas bem estruturados. Isso é fundamental para empresas do ramo de construção, pois torna mais fácil acompanhar o ritmo e a evolução do canteiro de obras de forma diária. 

#4 Controle de contratos

Um ERP  permite o acesso rápido e seguro a todos os contratos e documentos de todos os projetos sob responsabilidade da empresa. Assim, fica mais fácil fazer a gestão de todos os registros relacionados aos direitos e deveres da empresa e de seus clientes.

#5 Cadastro de fornecedores

Todos os dados, de todos os fornecedores ficam armazenados e disponíveis para fácil acesso. Isso contribui efetivamente para a otimização de outros processos, como a emissão de notas fiscais, como já falamos acima.

Para entender melhor ainda melhor sobre os benefícios do ERP,  fizemos um infográfico para você ressaltando os principais pontos desse sistema de gestão. Confira:

Entenda como um ERP para construção civil funciona

Garanta o crescimento de sua empresa

O 90 Compor ERP é o software de gestão integrada 100% digital da 90TI, uma solução tecnológica eficiente, segura e que contribui para o crescimento de sua empresa. 

Ele é um ERP para construção civil que promove a integração entre as áreas, melhora a comunicação organizacional e automatiza e otimiza processos. Tudo isso contribui para o aumento da produtividade, promove a redução de custos e perdas e entrega informações consistentes para maior assertividade nas tomadas de decisão.

Através do 90 Compor ERP é possível fazer  uma gestão eficiente em todos os setores e alcançar resultados e crescimento cada vez melhores.

Conheça mais sobre o 90 Compor ERP e automatize processos burocráticos com um ERP. 

 

 

Se inscreva na nossa newsletter!

Quer saber o que está acontecendo no mercado de tecnologia para o setor de engenharia? Se inscreva, manteremos você atualizado!

Preencha os dados abaixo:

Atuando nos segmentos de construção civil e pesada, consultoria, fiscalização, gerenciamento, projetos e orçamento, temos uma equipe que vive a engenharia diariamente com boas práticas e conhecimento profundo.

Nossos Redes Sociais

Copyright © 2020 – 90 Tecnologia