acompanhamento de obra

Checklist: faça o melhor acompanhamento de obra da sua vida!

Para ter sucesso na construção e manter o cronograma previsto, é fundamental desenvolver um bom acompanhamento de obra. Afinal, quando tudo é rigorosamente planejado e monitorado, é possível evitar falhas e tornar todo o processo o mais assertivo possível.

Mas como fazer um acompanhamento de obra realmente eficiente? Para ajudar você nesse desafio, separamos algumas dicas e rotinas que precisam fazer parte do dia a dia da construção. Confira as nossas melhores dicas e faça o mais adequado acompanhamento de obra da sua vida!

O que é um acompanhamento de obra?

Como o próprio nome sugere, um acompanhamento de obra é o monitoramento de todos os processos que envolvem a construção. Desde a chegada de materiais, até a execução do trabalho.

Por meio dele, é possível garantir que a execução do serviço esteja sendo feita de acordo com o planejado no escopo do projeto. Além disso, é uma forma de identificar qualquer erro com antecedência, de modo que evite retrabalho. Sem contar que, quando um bom acompanhamento de obras é feito, é possível controlar o gasto do material, de forma que sejam evitados os desperdícios.

Assim, para que tudo isso seja realizado com exatidão, se faz necessário um bom acompanhamento de obras. Afinal, o profissional responsável por essa atividade precisará ficar atento a cada detalhe, para garantir que nada saia fora do controle.

Uma vez detectada qualquer anormalidade, o responsável também precisa estar pronto para tomar uma decisão assertiva, eficiente e rápida. Por isso, esse trabalho requer dedicação e muita atenção por parte do encarregado. Ao mesmo tempo, uma vez que é feito com excelência, ajuda a economizar e a cumprir prazos.  

Qual a importância desse processo para o projeto?

Todo projeto de construção civil é cheio de detalhes e tem um prazo a ser seguido. Para que tudo seja entregue na data combinada e da melhor maneira possível, é preciso evitar erros e reduzir desvios. 

É nesse ponto que entra o acompanhamento de obra. Quando ele é bem realizado, contribui para o sucesso da construção. Além disso, otimiza a execução do trabalho e colabora para que a qualidade do serviço prestado seja garantida. Assim, dentre as importâncias do acompanhamento de obras é possível destacar:

  • um gerenciamento adequado de materiais, evitando desperdício, gasto desnecessário ou falta de itens;
  • acompanhamento de toda a documentação da obra, o que permite garantir a regularidade do processo;
  • supervisão adequada do canteiro de obras;
  • identificação de risco;
  • tomada de decisão rápida e assertiva, de modo que as soluções adequadas sejam realizadas evitando danos, gastos extras ou atrasos;
  • cumprimento de prazos, graças a uma gestão mais eficiente;
  • identificação de possíveis erros ou não conformidade com o projeto, antes da finalização da obra;
  • promoção de foco e produtividade.

Todos esses pontos apontados são cruciais para a eficiência na hora de construir. Dessa forma, é possível observar o quão importante é realizar um bom acompanhamento e projetos para que possa entregar o melhor serviço ao cliente e economizar. 

O que indica que um acompanhamento de obra é eficiente

Para que um acompanhamento de obra seja eficiente, é preciso ter um bom planejamento

Assim, se você já faz esse monitoramento e quer saber se está realizando o serviço da melhor forma possível, avalie se ele é realmente eficiente. Para isso, certifique se: 

  • Há uma pessoa responsável para fazer a verificação;
  • Foi definida a frequência com a qual essa verificação será realizada;
  • As impressões sobre a obra, que o responsável está tendo, estão devidamente documentadas;
  • Há a confecção de relatórios constantes sobre o acompanhamento da obra;
  • O planejamento de gastos está sendo devidamente cumprido;
  • Não há desperdício de material;
  • Todos os prazos acordados estão em dia;
  • Não faltou nem sobrou material durante a obra;
  • Há um sistema de comunicação eficiente, para que qualquer adversidade seja devidamente informada;
  • Faz uso de tecnologias digitais para um melhor acompanhamento da obra. 

Checklist para um acompanhamento de obras ideal

O fato é que cuidar de uma obra não é tarefa simples e, muitas vezes, esse acompanhamento acaba ficando por conta do arquiteto ou engenheiro. O problema é que esses profissionais, sozinhos, por vezes precisam acompanhar diversas obras ao mesmo tempo. Assim, dificulta realizar um monitoramento constante e eficiente em todas elas.

Por isso, é interessante ter um profissional in loco que ajude com esse trabalho. Claro que isso não vai eliminar a necessidade de acompanhamento de obra feita pelo engenheiro responsável. Entretanto, ela poderá ser mais espaçada, ou seja, não terá que ser diária.

Além disso, com alguém na obra, o tempo todo, se preocupando com a vistoria, acaba ficando mais fácil identificar algum problema que possa estar ocorrendo e evitar prejuízos. O que acha de focar no acompanhamento da obra da sua empreiteira? Veja os passos que devem ser seguidos para ter sucesso nesta etapa.  

#1 Defina o responsável pelo acompanhamento de obra

Escolha um profissional do setor, que tenha experiência, para fazer o acompanhamento. A pessoa precisa estar pronta para compreender tudo que envolve o trabalho. Desde a necessidade de determinada ferramenta, até a leitura e cumprimento dos prazos do projeto. 

#2 Acompanhe as etapas

Essa pessoa deve estar pronta para acompanhar todas as etapas. Isso inclui desde o planejamento, até o estoque de materiais ou escala de funcionários. É esse profissional que deverá ficar atento a tudo e identificar qualquer imprecisão o quanto antes. 

#3 Tenha um planejamento que direciona a vistoria

Por mais capacitada que a pessoa responsável pela vistoria da obra seja, ela precisa ter um direcionamento. Para isso, é indicado que em reunião com os profissionais envolvidos, seja feito um planejamento de acompanhamento da obra. 

É preciso, por exemplo, fornecer uma previsão de quanto vai gastar até determinado dia da construção e quais materiais precisará para cada etapa da obra. Com dados assim em mãos, o profissional conseguirá ter uma base para comparar e ter a certeza de que está tudo indo de acordo com o planejado. 

#4 Fique atento ao estoque de materiais no acompanhamento de obra

Com o planejamento em mãos, o responsável pela vistoria deverá ficar atento à compra de materiais, para saber se na data marcada eles estejam realmente disponíveis para o uso. Ao mesmo tempo, terá que observar se não está tendo nenhum desperdício de material no dia a dia da obra. 

Lembre-se de que será preciso garantir o estoque de materiais em dia, para que a obra possa ser entregue no prazo estipulado. Esse acompanhamento é extremamente importante, pois, sem ele, a empresa poderá até ser multada de acordo com as cláusulas contratuais acordadas com o contratante. 

#5 Garanta as visitas diárias ou periódicas à construção

A periodicidade do acompanhamento da obra pode variar de acordo com o planejamento. No geral, quando a empreitada for mais rápida, a vistoria deve ser diária. Afinal, é pouco tempo para muito serviço e qualquer falha pode prejudicar o andamento.

Já em empreendimentos maiores, a vistoria pode ser feita mais espaçadamente ou até por setores. Tudo dependerá do planejamento feito e da rotina adotada pela construtora. Entretanto, é válido ressaltar que a presença do profissional responsável diariamente ajudará a avaliar o desempenho da equipe e até a identificar possíveis necessidades de treinamento. Quanto mais frequente for esse acompanhamento de obras, menor o risco de erros acontecerem.

#6 Tome decisões rápidas

A pessoa responsável pelo acompanhamento da obra precisa ter autonomia para a tomada de decisão ou acesso a quem tem este poder. Afinal, se um erro ou uma falta de material, por exemplo, forem contatados, quanto antes uma ação corretiva for tomada melhor. Isso evitará problemas e atrasos. 

Como a tecnologia pode ajudar no acompanhamento de obras

São muitos os pontos a serem avaliados durante o acompanhamento de obras, não é mesmo? Ao mesmo tempo que tem que ter alguém responsável no canteiro, para ver se os profissionais estão atuando corretamente, ela precisa fazer a gestão de estoque. Para que todo esse processo seja feito com maestria, é possível contar com o apoio da tecnologia. 

Ela pode ser usada de diversas formas. Uma é por meio do uso de drones, que podem captar imagens de todo o canteiro e transmitir para um software de gestão. Dessa forma, os profissionais poderão avaliar o desempenho e até identificar qualquer possível irregularidade.

Entretanto, o mais importante de tudo para o acompanhamento de obras é um software de gestão eficiente e adequado para essa finalidade. Com ele, será mais fácil fazer o planejamento, realizar a previsão de gastos e até avaliar se o cronograma está sendo cumprido.

Assim, na hora de monitorar o trabalho, o responsável terá uma base de dados que servirá como comparação. Além disso, poderá ver qualquer imprecisão entre o idealizado e o que está sendo produzido, com mais rapidez. Dessa forma, poderá tomar as medidas cabíveis para evitar maiores danos ao procedimento. Tudo mais rápido, prático e assertivo.

Assim, é possível dizer que o gerenciamento de obra fica muito mais simples quando a tecnologia é usada para essa finalidade. Você ainda não dispõe de um software especializado para tal prática? Quer saber mais? Então baixe o Guia de Orçamento e Planejamento de Obras e planeje e controle com agilidade e segurança!

Se inscreva na nossa newsletter!

Quer saber o que está acontecendo no mercado de tecnologia para o setor de engenharia? Se inscreva, manteremos você atualizado!

Preencha os dados abaixo:

Atuando nos segmentos de construção civil e pesada, consultoria, fiscalização, gerenciamento, projetos e orçamento, temos uma equipe que vive a engenharia diariamente com boas práticas e conhecimento profundo.

Nossos Redes Sociais

Copyright © 2020 – 90 Tecnologia