Ícone do site 90 TI

Como fazer um checklist para acompanhamento de obra?

acompanhamento de obra

O acompanhamento de obra é fundamental para entregar um bom produto final e obter benefícios reais para a construtora.

Com isso, é possível cumprir o cronograma previsto, o orçamento e tudo o que foi planejado a partir de um monitoramento contínuo e exato. Mas, como fazer um acompanhamento de obras eficiente?

Além de atender a todas as normas e pormenores exigidos pela região e tipo de construção, o checklist de obra é uma das ferramentas que pode ajudar nesse processo.

Neste artigo você vai conferir dicas preciosas sobre o assunto. Prossiga!

Qual a importância do acompanhamento de obra?

O acompanhamento de obra tem a função de monitorar todos os processos envolvidos na construção. Ele acompanha, ajusta e avalia cada etapa do projeto, do planejamento inicial até a entrega do produto final e respectivos fechamentos na construtora.

Diante disso, ele permite identificar qualquer erro com antecedência, evitando ou mitigando situações de desperdício, retrabalho e contribuindo para um gerenciamento de riscos efetivo.

O devido acompanhamento da obra amplia a capacidade dos especialistas em projetar cenários, de modo a melhorar a gestão dos recursos e custos, assim como tomar decisões mais rápidas e assertivas.

Sendo assim, ele contribui para o sucesso do projeto a partir da promoção da produtividade e controle dos processos.

Quando um acompanhamento de obra é eficiente?

Um acompanhamento de obras eficiente sempre precedido de um bom planejamento. Para avaliar se o monitoramento está ocorrendo da melhor forma possível, certifique-se de que:

Como fazer um Checklist para apoiar a gestão no acompanhamento de obras?

O acompanhamento de obras envolve uma série de detalhes. Por uma questão de limitação humana, é difícil até mesmo para os profissionais mais excepcionais ter sucesso nessa tarefa sem ferramentas de apoio, principalmente se houver acúmulo de responsabilidades.

O checklist de obra é uma das ferramentas mais básicas para auxiliar no processo de gerenciamento da construção. Mas, para realmente ser um recurso de apoio, ele precisa atender a todas as necessidades de monitoramento do projeto.

Confira a seguir algumas dicas para elaborar um checklist de construção civil completo e funcional. 

#1 Certificar-se sobre o cumprimento de ações anteriores ao acompanhamento de obra

Antes de fazer o checklist da obra, é preciso se certificar de que tudo o que precisava ser definido antes de sua realização esteja pronto e adequado para elaboração da ferramenta auxiliar.

Isso é indispensável, pois certos documentos iniciais serão a base para a criação do checklist. As informações que você precisará juntar ou providenciar para elaborar o checklist são:

  • Projeto da obra, incluindo documentos como planejamento, cronograma, orçamento e programação de compra de materiais;
  • Relação de recursos humanos disponíveis, com identificação de qualificação, atribuições e habilitações;
  • Levantamento ou definição dos índices de desempenho e produtividade de interesse da construtora;
  • Identificação ou definição das metodologias e processos que guiarão a execução da obra nos setores envolvidos;
  • Levantamento de recursos materiais, equipamentos e tecnologias de apoio disponíveis ou necessárias para realização do empreendimento.
  • Identificação de aspectos gerais da obra sobre o terreno; para auxiliar na relação com a comunidade e estabelecer os diferenciais do produto.

#2 Processos logísticos do canteiro de obras

Ter uma organização bem definida dos processos logísticos é essencial para executar a obra conforme o planejado, culminando no produto que foi prometido. Diante disso, o planejamento logístico deverá incluir:

  • Política de acessos e circulação, envolvendo restrições e medidas de segurança conforme as particularidades dos trechos do terreno e construção;
  • Planejamento de canteiros provisórios, locais de armazenamento de materiais, descanso e atividades administrativas;
  • Processos e fluxos de recebimento, armazenamento e distribuição de materiais, assim como de alocação de equipamentos e ferramentas.

#3 Plano de ação de segurança no trabalho

As medidas de segurança no trabalho vão permear todos os processos envolvidos na construção.

Esse ponto deverá contar com uma pessoa específica, qualificada e habilitada para assegurar o cumprimento de todas as ações de prevenção e resolução de riscos e acidentes no trabalho. O checklist da construção civil deve prever para esse aspecto:

  • Planejamento de segurança, compreendendo a adoção de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC), conforme as particularidades da obra;
  • Programas de treinamento e capacitação de colaboradores para comportamentos responsáveis, que previnam a ocorrência de acidentes e adoecimento no trabalho;
  • Elaboração de documentos embasados no Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA); Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO); Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho (PCMAT); Programa de Ergonomia (PERGO);
  • Assegurar-se de que todos os colaboradores tenham adequado Atestado de Saúde Ocupacional (ASO).

#4 Planejamento e controle da construção

Os aspectos de planejamento e controle na construção civil envolvem os planejamentos e documentos prévios para o acompanhamento da obra.

Os principais pontos desse aspectos são: tempo, orçamento e processos. Portanto, o checklist de obra deverá considerar:

  • Estrutura Analítica do Projeto (EAP), com a definição de cada etapa da construção e das entregas;
  • Sequência de execução operacional das frentes de trabalho;
  • Cronograma da obra, considerando o estudo de durações e recursos, restrições e pré-requisitos para a realização dos serviços, fluxo de suprimentos e o planejamento geral da construção;
  • Histogramas e caminho crítico;
  • Definição dos processos de acompanhamento e controle de execução da obra;
  • Orçamento, considerando curvas de custo, indicadores e previsão de relatórios gerenciais.

#5 Atribuição de funções e responsabilidades

Esse ponto do checklist da construção é relativamente simples, mas de importância primordial para realizar um bom acompanhamento da obra.

Nele, devem constar todos os colaboradores com suas respectivas atribuições, isto é, tarefas e ações que deverão executar.

Deve-se também determinar a atribuição de responsabilidades, de modo a saber exatamente quem procurar ou responsabilizar por qualquer evento. Para este tópico, vale a pena utilizar a metodologia dos 5W:

  • What: o que será feito;
  • Who: por quem;
  • Where: onde;
  • When: quando;
  • Why; por quê.

#6 Plano de Sustentabilidade e qualidade

Diante das exigências do mercado atual, como o ESG, governança e compliance, pensar nos aspectos de sustentabilidade e excelência nos processos da construção civil se tornou um diferencial competitivo. Alguns pontos que podem ser levantados para o checklist aqui são:

  • Diferenciais de sustentabilidade e contrapartidas ambientais;
  • Plano para manutenção ou conquista de certificações, selos e outros reconhecimentos semelhantes;
  • Programa de redução de resíduos, reciclagem e prevenção a danos ambientais;
  • Controle de documentos, cumprimentos legais e normativos;
  • Controle de qualidade de materiais, equipamentos e processos, tanto da construtora quanto dos fornecedores;
  • Investimento em pessoal qualificado e programas de capacitação orientados para a qualidade.

Como a tecnologia pode ajudar no acompanhamento de obras

São muitos os pontos a serem avaliados no acompanhamento de obras, concorda? Para cumprir essa missão, mesmo com um checklist, será necessário investir em muita mão de obra e tempo.

Para lidar com esse desafio, a tecnologia chega como uma solução para fazer um acompanhamento de obra excelente, mas com uma gestão de custos inteligente.

Ela pode ser usada de diversas formas. Um bom exemplo é o uso de drones para capturar imagens de todo o canteiro e transmiti-las para outro dispositivo, sem a necessidade de locomoção de pessoal para inspeção.

Contudo, medidas como essa são mais eficientes com o aparato de um software de gestão. Esse recurso oferece maior controle de todos os processos da obra de maneira integrada, facilitando o monitoramento e a comunicação entre os setores envolvidos na construção.

Quer saber mais sobre como a tecnologia pode ajudar no acompanhamento de obras e outras atividades da sua construtora? Então baixe o nosso e-book Como a transformação digital pode beneficiar sua construtora?

Sair da versão mobile