Ícone do site 90 TI

Logística nos processos empresariais: dicas para uma boa execução

logística nos processos empresariais

Você sabe como a logística nos processos empresariais pode ajudar a sua empresa a crescer? Confira neste conteúdo algumas dicas importantes

Fornecer as bases necessárias para o bom planejamento estratégico é a principal função da logística nos processos empresariais. O porte da companhia – pequeno, médio ou grande – não a isenta dessa necessidade. Todas precisam de um plano logístico para sobreviverem e evitarem o insucesso em tempos de alta concorrência no mercado.

A logística é um sistema que organiza o fluxo de pessoas, materiais e informações, com o propósito de atingir um objetivo com agilidade, por isso suas atividades envolvem vários departamentos como suprimentos, comercial e finanças.

Dentro da empresa, os departamentos devem agir de forma integrada, evitando conflitos internos que podem prejudicar o planejamento logístico. Seguir o plano à risca é necessário para que a empresa consiga agregar vantagens e benefícios, além de reduzir custos. Tudo isso indica a relevância da logística na área e incentiva a integração entre os demais setores para o aprimoramento dos processos empresariais.

Pontos-chaves para a execução de um boa logística 

Logística Empresarial Integrada

Nada mais é que o setor responsável por quatro atividades básicas: aquisição, movimentação, armazenamento e entrega de produto. O planejamento logístico empresarial é, portanto, feito com objetivo de obter a maior eficiência possível no que diz respeito a essas atividades. De forma resumida, então, podemos dizer que a tendência principal da logística é garantir a disponibilidade do produto certo, na quantidade correta, nas condições certas, no local correto, no tempo certo, para o cliente certo e a um custo justo, causando boa impressão.

Controle de Estoque

Constitui-se em ter disponível o produto para suprir a sua demanda, assim não havendo falhas com os clientes. Para o controle de mercadorias é possível também a aplicação de outras técnicas, como uso de código de barra, a utilização de auditorias de estoque e controle da expedição. Para conseguir diminuir o percentual de erro é necessária uma análise de todo o processo de expedição até o cliente e desenvolver o melhor sistema de controle, proporcionando melhoria nos custos, no serviço ao cliente e minimizar perdas de produtos e qualquer prejuízo.

Gerenciamento de Transporte

É uma etapa essencial para que o produto chegue em segurança, de forma rápida e nas melhores condições, entregando nas lojas ou diretamente ao cliente. A importância da área de transportes consiste em operacionalizar o processo logístico. Nesse sentido, para otimizar as funções de transporte e logística, é fundamental conhecer quais são os principais elementos que compõem o transporte.

Dentro do gerenciamento de transporte pode-se destacar algumas funcionalidades que podem melhorar o desempenho da empresa:

– Automação de tarefas;

– Rastreabilidade de frota;

– Segurança no compartilhamento de dados;

– Visão integrada do processo.

Gestão de Informação

A gestão da informação dentro de uma empresa/fábrica abriga muito valor ao produto através de supervisão e divulgação de toda informação precisa, interna e externa. Dispondo, assim, de um serviço ágil no processo de produção com a compra e o deslocamento do produto. Dessa forma, ela é um processo composto pela busca, identificação, classificação, processamento, armazenamento e disseminação das informações cruciais para o desenvolvimento do negócio.

O objetivo principal da gestão de informação na logística é fazer com que esses dados cheguem às pessoas certas e no momento preciso para manter o fluxo contínuo dos processos logísticos.

A importância da logística atual vai muito além da simples movimentação de mercadorias, suas funções são fundamentais para o gerenciamento de estoques, o desenvolvimento de serviços para suprir os requisitos de mercado e a satisfação dos clientes.

Distribuição, transporte, armazenamento, estoque e verificação de pedidos em um processo de planejamento, implementação e controle devem buscar resultados eficazes entre as operações logísticas e são etapas importantes que devem ser bem desenvolvidas em toda empresa. Com o nosso 90 Compor ERP você faz tudo isso com muita assertividade. Clique e conheça!

Antes de ir: já conhece o nosso perfil no LinkedIn?

Lá sempre postamos conteúdos relevantes da área de Engenharia. Venha bater um papo com a gente!

 

Sair da versão mobile