Ícone do site 90 TI

MBA ou pós-graduação: especialização é fundamental no atual mercado da engenharia

certificações

Como o MBA ou a pós-graduação auxiliam na obtenção de “vagas dos sonhos”

O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo. Isso é um fato. E destacar-se entre tantos talentos formados a cada semestre não é tarefa fácil. Por este motivo, muitos engenheiros novatos emendam a graduação à MBA ou pós-graduação em busca da vaga perfeita.

Porém, para fazer esse movimento com assertividade é importante, num primeiro momento, determinar quais os objetivos profissionais desejados. Afinal, com tantas opções de cursos no mercado, é muito fácil se perder!

Uma boa especialização é o caminho ideal para quem deseja ser um profissional de sucesso e pode ser vista como algo imprescindível para a carreira profissional do engenheiro. Em meio a tantas opções de cursos de MBA e pós-graduação, como escolher o mais indicado para seu objetivo? Vamos te ajudar com este conteúdo!

O que é pós-graduação?

Chama-se de pós-graduação todo curso que exige do candidato uma formação superior prévia. Os cursos de pós-graduação são divididos em Lato sensu ou Stricto sensu.

Os cursos Stricto sensu, do latim “sentido específico”, são mais focados e exigentes. Eles compreendem o mestrado e o doutorado, com atuação em pesquisas científicas dentro do ambiente acadêmico. Portanto, proporcionam uma bagagem intelectual riquíssima.

O mestrado e o doutorado são ideias para quem busca uma carreira como pesquisador, já a pós-graduação e o MBA, são para quem deseja seguir profissões fora da academia.

O que é MBA?

MBA significa Master of Business Administration, ou Mestre em Administração de Negócios. Como o nome sugere, essa é uma formação voltada para a área de gestão.

O MBA proporciona conhecimentos sobre o mundo corporativo, sendo ideal para executivos, empreendedores e profissionais que buscam cargos de liderança.

Quais as melhores dicas para escolher uma especialização em Engenharia?

1- Elabore um plano de carreira

Ter um plano de carreira é fundamental para avaliar os seus objetivos profissionais e a área de atuação desejada. Esse planejamento deve ser feito de modo sistemático, porém, adaptável às suas reais necessidades. O plano de carreira vai ajudá-lo a se manter competitivo e atualizado, favorecendo o seu crescimento profissional.

2- Analise o tempo disponível para estudar

A pós-graduação tem uma duração média de 6 a 18 meses e pode chegar até a 2 anos, dependendo da área de especialização escolhida. É importante considerar a sua rotina de trabalho, seus projetos profissionais e pessoais, entre outros assuntos.

3- A importância da pós-graduação para a Engenharia

A área da engenharia é bem diversificada e o mercado está cada vez mais necessitado de profissionais com conhecimentos específicos. Portanto, a melhor opção é se capacitar para estar apto às oportunidades que surgirem e também para realizar um trabalho diferenciado em termos de qualidade e eficiência.

A engenharia é uma área importante tanto para a infraestrutura quanto para a economia do país. Por isso, diversas especializações focam em inúmeras áreas de atuação, permitindo ao profissional que ele transite por diversos segmentos.

4- Escolha uma instituição de ensino qualificada e renomada

Procure sempre investir em um curso de pós-graduação oferecido por uma organização qualificada. Faça uma análise sobre a pós-graduação desejada, veja se os cursos oferecidos na área de engenharia são voltados para o mercado de trabalho e se são reconhecidos.

5- Grade curricular

Ao escolher uma pós-graduação ou MBA é importante analisar se a grade curricular atende ao seu objetivo profissional. Observe as matérias que serão estudas e as etapas do trabalho.

Como você pôde observar, se preparar para o mercado de trabalho continua sendo a melhor aposta para um futuro promissor no mercado da engenharia. Portanto, siga firme no propósito de conhecer mais e melhor a área que te interessa.

E uma última dica: não deixe de fazer o nosso curso 90 Compor Planejamento e Orçamento de Obras ,disponível na plataforma da Udemy! Nele você aprende a utilizar, na prática, todas as funcionalidades do nosso sistema.

Abraço e até o próximo conteúdo!

Sair da versão mobile