• R. Andaluzita, 131 - Carmo, Belo Horizonte - MG, 30310-030
  • +55 0800 940 0690
mercado de engenharia

Mercado de engenharia civil para formandos: como se destacar?

O mercado de engenharia tem crescido nos últimos anos. Atualização constante é fundamental para se destacar

A Construção Civil é um dos principais motores da economia, com capacidade para empregar milhões de trabalhadores em todo o Brasil. Em outubro de 2019, por exemplo, ocorreram 128.527 admissões na Construção Civil, conforme dados do Ministério do Trabalho. O mercado da Engenharia Civil é amplo em tamanho e diversidade. Para saber se você quer trabalhar nessa área é interessante conhecer as tendências do mercado e se preparar para o futuro.

O mercado da Engenharia já sofre os impactos das mudanças tecnológicas. Além disso, a sustentabilidade se tornou um tema central, tanto em relação aos empreendimentos prontos como ao uso de materiais e métodos de obra.

Como se preparar para a faculdade de engenharia civil?

Se você é estudante e tem o interesse de ser Engenheiro Civil, tenha em mente que é preciso se preparar e se especializar. Para se sobressair em meio a tantos profissionais que também estão buscando um espaço no mercado, não basta apenas ser fera nos cálculos e equações, é preciso conhecer os diferenciais mais buscados pelas empresas, desenvolver as competências necessárias e investir em uma formação superior que o prepare para encarar os desafios do mercado de trabalho.

A escolha de uma boa faculdade que seja reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), o foco e a dedicação nos estudos durante o curso e uma posterior pós-graduação, com especialização de qualidade em uma das muitas áreas de atuação, são passos fundamentais para conquistar o sucesso na profissão.

Como se destacar no mercado de engenharia civil hoje?

Yndira Hanah Rodrigues, estudante de engenharia civil, tem a oportunidade de trabalhar com o que realmente gosta. Ela explica que ingressou na faculdade por aptidão. O diploma não garante emprego, o que garante é a atualização constante com novos cursos, softwares e processos. Yndira diz que se destacou por usar sempre uma “mochila carregada com conhecimento atualizados”.

Além disso, ela dá algumas dicas para os colegas que querem se sobressair: escolher a faculdade certa, buscar se aprofundar na área, desenvolver boas habilidades profissionais, ter experiência prática, fazer uma especialização, participar de eventos relevantes, ampliar sua rede de contatos e manter-se bem informado.

Áreas de atuação na engenharia civil

Dentre as engenharias, a Civil é um das que possui mais áreas de atuação. Engenheiros civis podem trabalhar nos meios mais tradicionais, como a elaboração de projetos de construção e/ou reforma e calcular dimensões e materiais. Paralelamente, também podem prestar consultoria para setores públicos, desenhar e criar fluxos de saneamento básico, podendo ainda serem absorvidos pelos setores industrial, de produção de energia, mineração, agronegócio etc.

Como está a engenharia civil no Brasil?

Aqui no Brasil a Engenharia Civil, após um crescimento acelerado, viu seu ritmo diminuído nos últimos anos, tornando-se um mercado cada vez mais disputado e competitivo. Porém, é importante se ter em mente que depois de algumas crises no mercado a tendência é de crescimento e boas oportunidades na carreira. Por isso, este é o momento certo para se qualificar e estar preparado para o futuro.

Gostou? Confira outros conteúdos como este no nosso blog. Até a próxima!

 

Se inscreva na nossa newsletter!

Quer saber o que está acontecendo no mercado de tecnologia para o setor de engenharia? Se inscreva, manteremos você atualizado!

Preencha os dados abaixo:

Atuando nos segmentos de construção civil e pesada, consultoria, fiscalização, gerenciamento, projetos e orçamento, temos uma equipe que vive a engenharia diariamente com boas práticas e conhecimento profundo.

Nossos Redes Sociais

Copyright © 2020 – 90 Tecnologia