• R. Andaluzita, 131 - Carmo, Belo Horizonte - MG, 30310-030
  • +55 0800 940 0690
Pagamentos PIX

Pix: tudo sobre o novo meio de pagamentos instantâneos

Criado para substituir o TED e o DOC, o PIX deverá começar a funcionar a partir do dia 16 de novembro

Quando nos acostumamos com a forma mais comum de resolver um problema, fica difícil imaginar que exista uma solução diferente. Uma das próximas inovações que prometem revolucionar a indústria da Construção Civil resolve um problema com o qual já estamos acostumados há muito tempo: a demora para compensar pagamentos. E essa inovação tem nome: PIX.

O que é o PIX?

O PIX é um novo meio criado pelo Banco Central para facilitar e agilizar o processo de pagamento em transações financeiras, já que hoje os pagamentos funcionam com alguns obstáculos inconvenientes. Porém, as principais diferenças dizem respeito à rapidez e a disponibilidade deste meio de pagamento. Enquanto atualmente existem restrições de dias e horários para enviar quantias através de TED e DOC, o PIX permitirá que elas sejam realizadas a qualquer dia e horário.

Com o PIX, as transações e pagamentos serão realizados em até 10 segundos, de qualquer instituição, a qualquer dia e horário. Em outras palavras, sem a necessidade de intermediários, como as instituições financeiras.

Como o novo método funciona?

Diferente das modalidades de DOC e TED, o PIX funcionará todos os dias do ano, 24 horas por dia, de forma instantânea. Dessa forma, as transações poderão ser feitas do modo tradicional com número de celular, e-mail, CNPJ, CPF ou com a leitura do QR Code. Em suma será possível utilizá-lo nas transações entre:

  • Duas pessoas;
  • Uma pessoa e uma empresa ou estabelecimento comercial;
  • Duas empresas ou estabelecimentos comerciais;
  • Uma pessoa e órgãos do governo.

Este último ponto abre até a possibilidade de usar o PIX como ferramenta de pagamento de impostos e taxas obrigatórias.

QR Code

No caso do PIX, a pessoa ou empresa que vai receber o pagamento deve apresentar o QR Code para quem vai pagar, que pode ser lido por qualquer Smartphone. Há dois tipos de códigos QR, segundo o Banco Central:

  • QR Code estático: será possível definir um valor fixo e usar o mesmo código várias vezes. Este método servirá para transferência entre duas pessoas.
  • QR Code dinâmico: o código dinâmico pode ser usado para pagamento de compras e transações comerciais, já que permitirá incluir informações exclusivas de cada transação.

O que esperar do PIX no sistema pagamentos da Construção Civil?

Como a ferramenta ainda não está disponível para uso, não podemos determinar, com exatidão, os avanços para a área da Construção Civil. Contudo, podemos esperar algumas facilidades:

  •  Agilidade no processo de pagamento: A maioria das empresas usa ciclos fiscais para pagar funcionários e prestadores de serviços. Logo, com a chegada do PIX, o setor financeiro das empresas não enfrentará mais esse tipo de problema. Basta agendar os pagamentos para o dia determinado no mês, não importando se é um dia útil ou não.
  • Estrutura de pagamento descomplicada: com a realização de pagamentos mais simples, fica fácil comprar e vender.
  • Integração entre pagamentos de gestão e sistemas: incluirá a cotação de preços e controle de orçamentos; controle de custos no canteiro de obras;

Todos esses ganhos, é claro, dependem de uma boa gestão de obras. Com o 90 Compor você consegue gerenciar todos os processos de uma obra com total comodidade. Assim, vale a pena conferir!

Leia mais conteúdos sempre que desejar no nosso blog. Até mais!

 

Se inscreva na nossa newsletter!

Quer saber o que está acontecendo no mercado de tecnologia para o setor de engenharia? Se inscreva, manteremos você atualizado!

Preencha os dados abaixo:

Atuando nos segmentos de construção civil e pesada, consultoria, fiscalização, gerenciamento, projetos e orçamento, temos uma equipe que vive a engenharia diariamente com boas práticas e conhecimento profundo.

Nossos Redes Sociais

Copyright © 2020 – 90 Tecnologia