• R. Andaluzita, 131 - Carmo, Belo Horizonte - MG, 30310-030
  • +55 0800 940 0690

Por que aplicar o Business Intelligence na sua empresa?

Por muito tempo, importantes decisões dentro de grandes negócios foram tomadas por meio do sexto sentido: a intuição. Nada mais natural que lavar em conta o “feeling” de executivos e diretores de mercado que carregam consigo anos e anos de experiência na bagagem. Todavia, ao considerar o cenário mercadológico e empresarial atual – segunda década do século XXI – o intuito tende a ser substituído por uma ciência cada vez mais exata, com planejamento, métodos e perspectivas que ajudarão a alcançar os objetivos desejados. É neste quadro que surge o conceito de Business Intelligence – BI.

Business Intelligence nada mais é que uma forma inteligente e consciente de tomar decisões, sem se limitar a capacidade intuitiva e dedutiva de seus gestores. Em um mundo altamente globalizado, interligado politica, cultural e economicamente, trabalhar com informações precisas, a partir de estudos e análises concretas, é considerado a ação mais certeira para transformar dados em insights.

Em um conceito geral, o BI pode ser descrito como um processo de coleta, organização, análise, comportamento e monitoramento de informações que servem como base para a gestão de negócios tomar decisões cada vez mais assertivas, ou seja, é um conjunto de teorias, metodologias, processos e dados que unidos são essenciais para a boa gestão.

Os pilares do Business Intelligence

A boa utilização do BI está ancorada em três pilares para sua execução:

1 – Coleta de Dados: O primeiro momento é uma visão ampla de tudo o que acontece em seu negócio, os dados da empresa são coletados e analisados, expondo assim aspectos-chaves, como produtividade, reputação, oportunidades, aproveitamento, etc.

2 – Organização e Análise: As informações são recolhidas, analisadas e organizadas em bancos de dados, e só então expostos visualmente para os gestores, por meio de ferramentas e plataformas.

3 – Ação e Monitoramento: É o momento de tomar decisões a partir dos dados e informações apresentados e assim monitorar os seus resultados.

Os benefícios do Business Intelligence

Como citado anteriormente, o BI possibilita uma gestão mais inteligente nas empresas. Entre os benefícios da iniciativa pode-se destacar:

1 – Conhecimento mais profundo do negócio;

2 – Identificação de custos sobresselentes;

3 – Redução dos riscos de problemas e obstáculos;

4- Análise em tempo real;

5 – Identificação de oportunidades;

Como aplicar o Business Intelligence na sua empresa

Após a conceituação, apresentação de benefícios e pilares do BI, a pergunta que permeia é: como aplicar essa iniciativa nas empresas? Certamente a aplicação do BI exige muito mais que uma boa ferramenta e também não pode ser limitada a cargos ou funções singulares. Por isso, separamos três pontos básicos para aplicar e criar estratégias de BI no ambiente corporativo.

1 – Dados de qualidade e confiança: O local de armazenamento das informações é crucial para o bom andamento do processo, além de regras de segurança para o aceso aos dados.

2 – Visão clara dos objetivos: Essa clareza irá fornecer uma melhor análise dos objetivos, favorecendo assim uma boa execução.

3 – Mudança de acordo com a meta do negócio: Nesse caso, é interessante enxergar a origem dos problemas e entender como otimizar a rotina de trabalho e as atuais necessidades da empresa.

Três ferramentas de Business Intelligence para conhecer

Depois de entender melhor como funciona o BI, separamos três ferramentas interessantes que podem auxiliar o desenvolvimento e aprimoramento do processo em sua empresa. Todas elas são reconhecidas pela Gartner, empresa líder em análise de dados.

1 – Qlik: A plataforma oferece várias ferramentas de BI, entre as mais buscadas destaca-se o QlickView, uma versão mais simples de descoberta de dados.

2 – Tableau: Com um sistema do tipo “arrasta e solta”, a ferramenta oferece recursos de sobra para analisar e prever possibilidades e tendências.

3 – Microsoft Power BI: A plataforma disponibiliza conexão com centenas de fontes de dados e pode ser usada por profissionais com pouco conhecimento técnico em analytics, graças aos relatórios simples de visualizar.

Ao levar em consideração os dados e informações apresentados neste artigo, conclui-se que a aplicação de Business Intelligence em sua empresa é de extrema valia para a potencialização dos trabalhos e alcance de melhores resultados.

Para ter acesso aos artigos publicados em nosso blog, é só ativar nossas notificações e ficar atento às nossas redes sociais.

Se inscreva na nossa newsletter!

Quer saber o que está acontecendo no mercado de tecnologia para o setor de engenharia? Se inscreva, manteremos você atualizado!

Preencha os dados abaixo:

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Quisque ipsum massa.

Nossos Redes Sociais

Copyright © 2020 – 90 Tecnologia