Ícone do site 90 TI

Realidade phygital na construção civil: como ela impacta o consumidor final

phygital

O conceito de phygital combina estratégias online e offline, com o objetivo de romper as barreiras entre o físico e o digital e garantir uma experiência única ao consumidor.

Embora o phygital já fosse uma realidade antes de 2020, certamente a pandemia impulsionou a adesão das empresas a esse cenário e virou um pré-requisito para as marcas que desejam se tornar mais competitivas e aumentar a satisfação dos clientes.

Na construção civil, o conceito de phygital pode se fazer presente através das realidades aumentada e virtual e do metaverso, entre outras possibilidades.

Independentemente das estratégias definidas para a conexão com os consumidores, algo que sempre se deve ter em mente é a necessidade de proteger os dados da empresa e dos clientes para que a experiência seja pautada na segurança e confiabilidade.  

O que é a realidade phygital 

Phygital é um termo que combina as palavras physical (físico) e digital, o que representa a integração entre o mundo físico e o meio digital com o objetivo de melhorar a experiência do consumidor.

É praticamente impossível falar em phygital sem mencionar um conceito diretamente relacionado com essa nova realidade, que é o omnichannel, o qual promove a integração entre os canais físicos e digitais de uma empresa de modo que a comunicação e o atendimento sejam homogêneos.

Existem três pilares que sustentam a tendência phygital:

A experiência phygital na construção civil 

Quando se fala em phygital, o primeiro segmento que costuma vir à mente das pessoas é o de varejo, em que esse conceito pode ser exemplificado através da compra online e a retirada do produto na loja física.

Porém, essa nova realidade de conexão com os consumidores está presente em diversos outros setores do mercado, incluindo a construção civil.

No segmento de engenharia, talvez um dos principais exemplos de implementação do phygital sejam as realidades virtual e aumentada, as quais permitem que os consumidores visualizem um empreendimento antes mesmo da construção ser iniciada e façam tours sem precisarem sair de casa.

A fusão entre realidade virtual e realidade aumentada também dá origem a outra possibilidade de uso do phygital, que é o metaverso. Nesse espaço que une o real ao virtual é possível representar empreendimentos em 3D e gamificar as visitas, entre outras funcionalidades.

O phygital também pode se fazer presente através de QR Codes impressos em apresentações físicas, garantindo que o consumidor obtenha mais informações online, e de chatbots, para o esclarecimento de dúvidas em tempo real e a sugestão de empreendimentos que mais combinem com as necessidades da família. 

Como as novas tecnologias impactam o consumidor final 

Além de beneficiar as empresas, que conseguem diminuir custos, eliminar falhas, aumentar a produtividade e reduzir desperdícios, as novas tecnologias também vieram para satisfazer as necessidades dos consumidores atuais.

Na era da indústria 5.0, em que a experiência do consumidor está entre os pontos-chave, as novas soluções tecnológicas garantem que os clientes obtenham respostas ágeis, práticas e adequadas às suas necessidades.

Liberdade e flexibilidade são outros pré-requisitos para os consumidores atuais, e que também podem ser supridos através de estratégias do tipo phygital. Quando encontram todos esses elementos em uma empresa, os consumidores ficam satisfeitos, promovendo a fidelização.

Para as empresas, a adoção de novas tecnologias permite conhecer melhor os clientes a partir da coleta de dados, possibilitando criar jornadas de compra personalizadas e aprimorar as tomadas de decisão.

Em se tratando de dados, tanto os físicos quanto os digitais, é essencial que as empresas adotem medidas para proteger as informações e atendam às legislações vigentes com foco em manter a segurança dos dados, evitando que informações sensíveis sejam expostas, prejudicando a reputação da empresa.

Para que os consumidores sejam impactados positivamente pelas novas tecnologias, é importante que as empresas adotem uma postura estratégica com o intuito de conhecer melhor o público-alvo.

Ao entender qual o comportamento de compra das pessoas e quais canais elas utilizam, será mais fácil criar experiências que satisfaçam os consumidores e agreguem valor às soluções oferecidas pela marca.

A escolha das melhores soluções tecnológicas também é importante na construção de uma estratégia phygital, incluindo ferramentas como inteligência artificial, CRM e softwares de gerenciamento de obras.

Por que a construção civil precisa olhar para o futuro 

Ser ou não ser phygital? Adotar ou não adotar novas tecnologias no dia a dia das operações?

Questionamentos como esses não são mais viáveis, e embarcar na era digital é uma obrigatoriedade para as empresas que não querem ficar para trás na preferência dos consumidores.

Olhar para o futuro não significa substituir recursos humanos por soluções tecnológicas, muito pelo contrário. O intuito é conectar pessoas e máquinas para potencializar os resultados.

Na construção civil, novas tecnologias possibilitam a automação de tarefas para uma atuação mais estratégica e com economia de recursos, além de viabilizarem uma integração mais profunda com os projetos, minimizando falhas e tornando as operações mais eficientes.

A partir da inovação, as construtoras têm a chance de entregar projetos alinhados às necessidades dos consumidores e que beneficiem o meio ambiente e a sociedade como um todo.

Conclusão 

Embora algumas tecnologias pareçam recém-saídas de um filme de ficção científica e deem a sensação de que irão demorar para virar realidade, a verdade é que combinar os ambientes físico e digital para tornar serviços mais eficientes e melhorar a experiência do consumidor não é mais uma opção.

 Tornar-se uma empresa phygital é uma necessidade para satisfazer os consumidores e colher bons resultados em termos financeiros, operacionais e de reputação.

 Para inovar e sair na frente da concorrência, sua construtora deve investir em novas tecnologias, de preferência com o auxílio de ferramentas totalmente pensadas para o setor de construção civil.

Entre em contato com a 90TI e conheça a solução ideal para sua empresa. Nossa equipe vai estar disponível para te auxiliar em caso de qualquer dúvida.

Sair da versão mobile