Ícone do site 90 TI

O que é o Scrum e qual o seu papel dentro das organizações?

metodologia scrum

Alcançar bons resultados no gerenciamento de projetos, mantendo todos os prazos e custos pré-determinados é, com certeza, um desafio para qualquer profissional. Por isso, para ajudar no gerenciamento de projetos de qualquer área ou setor, existe a metodologia Scrum.

Mas você sabe exatamente o que é Scrum e como utilizar essa ferramenta de gerenciamento de projetos na prática?

Scrum é um framework de processo ágil, utilizado para gerenciar e controlar o desenvolvimento de um produto de software por meio de práticas iterativas e incrementais. É composto por um conjunto de boas práticas de gestão que admite ajustes rápidos, acompanhamento e visibilidade constantes, além da criação de planos realísticos.

O Scrum parte da premissa de que o conhecimento é empírico, ou seja, vem da experiência. Mas a experiência pouco tem valor se não houver uma metodologia para transformá-la efetivamente em entregas de valor.

Além do planejamento, o Scrum foca também no acompanhamento constante do projeto. As reuniões são rápidas e frequentes, com foco na troca de experiências e avaliação de resultados, bem como na programação das próximas atividades.

Além disso, a metodologia também apregoa pela transparência da gestão. Uma das regras mais importantes do Scrum afirma que todos no projeto devem ter total acesso a tudo o que está sendo feito e que as atividades de cada ciclo sejam mostradas para toda a equipe de forma visual (no geral e diariamente).

No Scrum, tais etapas são chamadas de Sprints. Um Sprint é planejado assim que o anterior for finalizado e todos têm o mesmo período de duração: normalmente de 2 a 4 semanas. Tais funcionalidades são listadas no product Backlog (lista com as funcionalidades desejadas para um produto), organizadas por importância e definidas pelo Product Owner. Esses Sprints são realizados pelo Time Scrum, a equipe responsável pela execução e entrega das funcionalidades e, junto com o Product Owner e o Scrum Master, formam o Sprint Backlog, que reúne as funcionalidades que aquele Sprint deve realizar.

Qual a finalidade da metodologia dentro de uma organização?

Para Isabella Fonseca, proprietária da Totum, o Scrum é um framework que veio para revolucionar e evitar o desperdício nos processos de uma gestão de projetos. “Com o Scrum, posso usar o que tenho e modificar para algo melhor, porque ele é customizável e a cada Sprint consigo planejar, executar e controlar todas as partes do projeto. Em um ciclo de Sprint posso mudar, ampliar e diminuir o escopo.  A única certeza que temos é que as coisas vão mudar e com o Scrum consigo acompanhar essas mudanças”, relata.

Metodologia ágil na 90TI

E foi para otimizar o dia-a-dia da área de TI da NOVENTA que o Scrum foi implantado, auxiliando na agilidade e adaptação à mudança dentro do setor. Para Natália Meireles Rodrigues, da área de desenvolvimento da empresa, o Scrum melhorou a qualidade de trabalho e o espírito de equipe. “Se errei na execução de um Sprint, consigo corrigir rápido, com menos pressão e mais previsibilidade. E o melhor? O trabalho é feito em equipe, um ajudando o outro na entrega do projeto”, diz.

Outra área da NOVENTA na qual o Scrum começou a ser utilizado – e foi considerado um marco – é o financeiro da empresa. Com um framework, todos os colaboradores conseguem acompanhar visualmente os processos do setor, evitando desperdício.

Sobre o Scrum, Danielle Alpino, diretora da 90TI, destaca três importantes melhorias: “Existe o antes e o depois do Scrum dentro da nossa empresa. Primeiro na entrega, já que conseguimos fazer o projeto no prazo e evitamos o desperdício. Em segundo lugar na relação com a equipe, evitando que qualquer colaborador fique sobrecarregado. E por último no tempo disponível, já que temos a flexibilidade de mudar o projeto e entregar por etapas”, explica.

Apesar do Scrum ter sido criado inicialmente se pensando em equipes de desenvolvimento de software, certamente você pode aproveitar os conceitos e práticas ágeis para dar mais dinamismo e velocidade a seus projetos, independente do setor ou área da empresa em que atue.

Mais do que um método ou modelo, o Scrum é uma mudança de paradigmas para os quais a sua organização pode se adaptar na intenção obter os ganhos incríveis.

Antes de ir, uma última dica: confira mais artigos como este no nosso blog. Temos sempre algum conteúdo interessante por aqui. Já no nosso Instagram, você pode acompanhar um pouco do nosso dia a dia. Até a próxima!

Sair da versão mobile