Ícone do site 90 TI

6 recursos que um software de gestão possui para reduzir o desperdício na obra

Pense na seguinte situação: na hora de fazer o planejamento de uma obra da construção civil, você recebe o desenho da obra, calcula a quantidade de blocos de concreto que precisaria para aquele empreendimento. A partir daí, seleciona fornecedores, realiza orçamentos, define, planeja a entrega e parte para as próximas etapas. Mas só depois de ter feito o pedido, percebe que o projeto inicial foi atualizado e necessitará de mais blocos. E começa de novo a etapa, com o desafio de negociar com o fornecedor uma compra menor.

Essa situação parece uma história criada, mas na verdade reflete um desafio que impacta empresas da construção civil de pequeno, médio e grande porte. Nesse caso, uma simples atualização de projeto gerou um desperdício de tempo, um pedido extra de materiais, um desgaste na negociação com fornecedor… Multiplique esse cenário por outras tantas providências que passam pela sua mão! Não é à toa que o desperdício em todas as suas formas (tempo, insumos da construção, produtividade da equipe no canteiro de obras…) é um objetivo sobre o qual as empresas vêm se debruçando para eliminar.

Não dá para pensar em resolver questões como essa sem contar com tecnologia especializada. Até porque vivemos em um período de Transformação Digital, processo pelo qual as empresas estão sendo impactadas pelas grandes oportunidades que o avanço tecnológico possibilita. Nesse sentido, destaque para o desenvolvimento de softwares especializados, focados em automatizar processos. E se engana quem pensa que esse avanço está restrito a apenas algumas áreas de atuação. Atualmente, existem sistemas de gestão para construção civil altamente eficazes, que contribuem decisivamente para melhorar os indicadores da empresa, sobretudo, para reduzir o desperdício.

Quer ver como isso é possível? Listamos seis recursos que um software de gestão especializado possui para ajudar a melhorar a performance financeira da sua empresa (independente do porte dela) e dar mais precisão ao controle financeiro e de produtividade no canteiro de obras. Vamos lá?

1. Acesso a histórico de outras obras realizadas

Ao iniciar o planejamento de mais um empreendimento, não só surgem novos desafios, como também oportunidades de melhorar aquilo que não saiu tão bem no processo anterior. Como fazer isso? Basta recorrer às informações de empreendimentos anteriores, tais como: prestadores de serviços contratados, materiais de construção utilizados, entre outros dados. O acesso integral ao histórico de outras obras favorece para um planejamento mais preciso e evita que sejam cometidas as mesmas falhas, que podem resultar em custos extras e desperdício de dinheiro para a sua empresa.

2. Gestão financeira

Sem informação centralizada, não há como ter exatidão no controle de tudo aquilo que se gasta na obra, não é mesmo? Por isso, um software de gestão especializado em construção civil ajuda a mensurar todo e qualquer gasto feito: seja com materiais para a obra, contratação de prestadores de serviço e outras saídas de recurso. Um olhar preciso sobre essas informações possibilita uma gestão financeira bem mais eficiente e controlada, evitando desperdício de insumos de construção.

3. Controle de estoque

Parece bobeira, mas nem toda construtora sabe com exatidão os insumos que possuem em estoque e isso pode ser a porta de entrada para compras mal executadas (uma das principais causas para o desperdício de recursos). A tecnologia especializada é capaz de abrir uma lupa sobre o seu estoque, evitando os achismos que levam a gastos desnecessários ou mesmo a compra de itens que não tenham qualidade e comprometem o resultado final da obra.

4. Gestão de recursos humanos

Às vezes, pouca atenção é dispensada ao tempo empenhado pela equipe do canteiro de obras. Bastam algumas horas de ineficiência para a construtora amargar o desperdício. Imagina isso ao longo de todos os meses do empreendimento? O software de gestão focado em construção civil permite um controle sobre a produtividade e vai além: possibilita uma ação pró-ativa para a gestão de recursos humanos, gerando relatórios que possibilitem a tomada de decisão mais assertiva. Cuidar dos recursos humanos é uma maneira eficaz de evitar desperdícios, não se esqueça disso!

5. Relacionamento com cliente

Uma maneira bem eficaz de manter ótimo contato com seu público é a adoção de ações de relacionamento, cujas informações podem ficar armazenadas também no sistema de gestão especializado em construção civil. Esse histórico permite estreitar o contato e estabelecer um vínculo ainda mais próximo, resultando em oportunidades de fidelizá-los, o que tem impacto direto na boa imagem de sua empresa.

6. Relatórios gerenciais

Não dá para controlar absolutamente nada, sem ter informações precisas em mãos, certo? Se você também concorda com isso, está na hora de  se beneficiar de um software de gestão da construção civil. A tecnologia reúne todas as informações inseridas no sistema e consolida em relatórios com dados exatos. Dessa maneira, em vez de sua equipe ficar preocupada em reunir informações e preparar relatórios, todos passam a ficar focados na análise de informações e tomada de decisão estratégica.

Viu só? A solução certa possibilita uma análise precisa sobre todas as etapas da construção civil. Desde o planejamento até o acompanhamento de resultados, ela permite um passo-a-passo bem detalhado, a partir das informações integradas, em tempo real, e de qualquer área de seu negócio. Tudo isso favorece uma atitude ágil e de maneira mais estratégica.

Caso tenha ficado com alguma dúvida, fique à vontade para compartilhar! Vamos ficar de olho nos comentários abaixo para que responder na primeira oportunidade.  Além disso, fique a vontade para acessar a nossa fanpage no Facebook para mais dicas essencias!

Sair da versão mobile