Site icon 90 TI

Tecnologia em Nuvem: as vantagens e as desvantagens do Cloud

tecnologia em nuvem

Muito utilizada durante a pandemia, a tecnologia em nuvem facilitou o trabalho remoto e ajudou a melhorar rotinas

Também conhecida como Cloud Computing, a tecnologia em nuvem diz respeito ao armazenamento e compartilhamento de arquivos na internet. Trata-se de um espaço virtual onde é possível fazer o backup dos arquivos, sendo que as plataformas em nuvem possibilitam o acesso às informações armazenadas.

Estes dados podem ser compartilhados com outras pessoas, tanto por meio do acesso direto à ferramenta de computação em nuvem escolhida, como pelo envio de links que dão acesso aos arquivos desejados.

Várias empresas estão voltando a atenção para a tecnologia em nuvem, porém, nem tudo é perfeito e a Cloud Computing não é exceção. Apesar dos benefícios envolvidos, alguns riscos devem ser considerados. Veja abaixo algumas vantagens e desvantagens dessa tecnologia.

As vantagens da tecnologia em nuvem

Algumas possíveis desvantagens

Cloud a serviço do futuro

Com mais vantagens que desvantagens, não iremos nos espantar se observarmos um imenso crescimento na quantidade de dados armazenados na nuvem nos próximos anos. O armazenamento Cloud já foi apontado como o futuro do salvamento e compartilhamento de arquivos. Portanto, isso pode significar até o fim dos softwares individuais, a exemplo dos pacotes Office, como os conhecemos.

Aqui na 90, o armazenamento em nuvem é uma realidade no trabalho dos colaboradores e eles o utilizam em forma soluções no dia a dia. Duas deles são a 90 Telefonia Voip e o 90 Compor.

Em suma, um sistema na nuvem pode ser visto como uma excelente alternativa para empreendimentos que pretendem otimizar as suas rotinas, para isso a 90TI tem uma série de soluções seguras disponíveis para ajudar as empresas a se tornarem mais eficientes e competitivas. Clique aqui e conheça as nossas soluções!

Sair da versão mobile