Ícone do site 90 TI

Temas de DDS na construção civil: quais abordar?

temas de dds

O Diálogo Diário de Segurança, ou apenas DDS, é uma conversa realizada todos os dias, com assuntos relacionados à saúde e segurança no trabalho. Dessa forma, é possível chegar a um consenso a respeito dos riscos para os trabalhadores no canteiro de obras. A prevenção está intimamente ligada à conscientização. Por isso, falar sobre diferentes temas de DDS torna o processo tão fundamental.

Neste artigo, iremos falar mais sobre o significado do DDS, seus benefícios e objetivos, além de dar dicas de temas diários.

O que são os temas de DDS?

Em um canteiro de obras, é importante garantir a segurança dos colaboradores para reduzir riscos e acidentes de trabalho. O DDS foi criado pensando nisso. Trata-se de uma conversa realizada todos os dias, com duração que pode variar de 5 a 15 minutos, antes do início do expediente. Os diálogos podem ser conduzidos pelo líder da equipe, pelo técnico, engenheiros de segurança ou convidados da empresa. Os diferentes temas DDS também são uma forma de melhorar a comunicação entre os funcionários e o trabalho em equipe.

Qual o objetivo dos temas de DDS na construção civil?

O principal objetivo de qualquer um dos temas de DDS é unir os funcionários em um momento do trabalho, fazendo com que eles escutem as recomendações, mas também possam dar sugestões e serem ouvidos. 

Ou seja, o objetivo da atividade diária é fazer com que os riscos, ações de prevenção e atividades que devem ser feitas sejam absorvidas de forma simples por todos. E o ideal é que o momento seja feito como uma roda de conversa, para torná-lo mais dinâmico e menos entediante, aumentando a atenção de todos os envolvidos. 

Quais os seus benefícios?

O benefício do DDS é claro: quando o funcionário está consciente e saudável, o nível de produção aumenta. Por isso, o diálogo diário tem esse benefício imediato para a empresa. 

Quanto a performance de um colaborador melhora, a empresa também aumenta os lucros e há uma baixa de custos, como o de assistência médica. Com uma equipe mais harmoniosa, todos podem ficar mais comprometidos e satisfeitos com o trabalho. Quando a empresa fala de perto com os colaboradores, eles tendem a se sentir mais motivados e acolhidos.

DDS e a relação com SESMT, NR 4, CIPA e NR 34

A segurança do trabalho é um tópico importante nas reuniões da construção civil. Por isso, a NR 4 foi criada para reduzir doenças ocupacionais e acidentes de trabalho. E o SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho) tem a sua implantação como exigência. 

O SESMT tem como objetivo prevenir danos à saúde dos trabalhadores e deve ser composto por médico, engenheiro, enfermeiro e técnico de segurança do trabalho. Juntos, esses profissionais devem agir para preservar a saúde do trabalhador e corrigir possíveis riscos.

Além disso, a NR 34 é outra norma reguladora que estabelece premissas para medidas de proteção e segurança. No caso dessa norma, o objetivo é a saúde e segurança do ambiente de trabalho nas atividades da indústria da construção e da reparação naval.

Por fim, a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) é regulamentada e aprovada pelo Ministério do Trabalho e Emprego e utiliza o DDS como ferramenta. 

Essa comissão deve ser formada por funcionários designados pelo empregador para criar uma parceria dinâmica e funcional entre os colaboradores e a empresa. Assim, a CIPA garante a integridade dos funcionários ao promover ações que minimizem situações de risco e aumentam a integridade no canteiro de obras.

Temas de DDS na construção civil

Veja abaixo algumas sugestões de temas para DDS.

EPI – Equipamento de Proteção Individual

Como o segmento da construção civil lidera o ranking de acidentes de trabalho, é importante frisar como a falta de EPI pode ser responsável por acidentes fatais.

EPC – Equipamento de Proteção Coletiva 

Ao não utilizar o equipamento feito para proteger mais de uma pessoa, vários profissionais ficam em risco. Por isso, é importante lembrar à equipe sobre o valor da vida dos colegas de trabalho.

QUASE ACIDENTE – São sinais de alerta 

Apenas um detalhe pode separar um acidente de um acidente fatal. Por isso, é importante relatar e fazer a correção de pequenas situações, para que problemas simples sejam resolvidos com urgência.

LIMPEZA E ORGANIZAÇÃO– Bons hábitos no canteiro de obras 

Segurança e produtividade são afetadas negativamente em um ambiente sem limpeza e organização. Um local sujo e desorganizado não apenas pode interferir no ânimo dos trabalhadores, como também pode afetar a reputação da empresa.

PRIMEIROS SOCORROS – CIPA

Podem acontecer acidentes em um canteiro de obras, ainda que não sejam graves. E esse cenário faz com que seja importante a equipe ser treinada para emergências.

Cursos e treinamentos da CIPA são algo recomendados para toda a equipe. Em uma situação de emergência, qualquer pessoa pode precisar ser socorrista.

LESÕES NAS COSTAS – Como evitar? 

Profissionais de construção civil podem repetir movimentos constantemente. Por isso, é importante atentar para não ter dores no corpo. Práticas de alongamento e dicas de manter uma boa postura durante a execução das atividades são bons temas para DDS.

HIGIENE PESSOAL – Tão importante quanto sua segurança 

A higiene pessoal no setor da construção é importante, pois não diz respeito apenas à saúde do trabalhador, como também de seus amigos e familiares. A higiene pessoal é importante por causa da exposição constante à poeira, bactérias e demais riscos de contaminação.

EQUIPAMENTOS E FERRAMENTAS – A inspeção pode evitar acidentes

Uma inspeção periódica nos equipamentos e ferramentas de um canteiro de obras ajuda a identificar riscos, além de aumentar a produtividade e segurança do local.

PROTEÇÃO DAS MÃOS – A sua ferramenta mais valiosa

As mãos ficam expostas durante o trabalho e há o risco de acidentes. Dessa forma, é importante alertar constantemente para o cuidado com as mãos e os riscos que elas passam com o uso incorreto de equipamentos de proteção.

Vários temas para DDS podem ser aproveitados e colocados em prática. Entre os demais temas que podem ser abordados estão a importância de uma boa noite de sono, para evitar improdutividade e acidentes, e economia de água, tanto em casa quanto no trabalho. 

Além disso, a saúde mental também está totalmente atrelada à qualidade de vida e ao rendimento no trabalho. Por isso, deve ser um tema frequente nas reuniões. E a educação é vital para manter a harmonia no ambiente de trabalho.

Investir na segurança dos trabalhadores de um canteiro de obras pode ser simples e econômico, além de proporcionar maior lucro a longo prazo. Uma equipe que trabalha consciente em um ambiente seguro, com comprometimento e satisfação, traz resultados positivos internamente e comercialmente.

Quando a empresa investe em segurança e mostra que está aberta ao diálogo, torna-se humanamente conceituada. Ao ganhar feedbacks positivos de seus funcionários e adotar práticas de segurança, a empresa aumenta a sua credibilidade em todo o mercado.

Gostou do conteúdo? Aproveite e automatize processos burocráticos com um ERP totalmente especializado no setor de engenharia. O 90 Compor ERP pode ajudar o seu negócio hoje mesmo! Preencha o formulário para receber um contato da nossa equipe. 

Sair da versão mobile