Ícone do site 90 TI

DDS na construção civil: quais os melhores temas para abordar?

temas de dds

O Diálogo Diário de Segurança (DDS) é recomendado para todos os dias, com conversas sobre assuntos de saúde e segurança no trabalho. Assim, é possível chegar a um consenso sobre a segurança dos trabalhadores no canteiro de obras. 

A prevenção está intimamente ligada à conscientização. Por isso, o DDS torna-se tão fundamental. Neste artigo, iremos falar mais sobre o significado do Diálogo Diário de Segurança, seus benefícios e objetivos, além de dicas de temas de dds.

O que são os DDS e qual é o seu objetivo?

Trata-se basicamente de uma conversa realizada todos os dias, com duração de 5 a 15 minutos, antes do início do expediente. 

Essa conversa trata de assuntos relacionados à segurança do trabalho, e também pode abordar outros tópicos, como saúde, família ou temas motivacionais.

Os diálogos são conduzidos pelo líder da equipe, técnico, engenheiros de segurança ou convidados da empresa. O DDS também é uma forma de melhorar a comunicação entre os funcionários e o trabalho em equipe.

O principal objetivo do DDS é unir os funcionários em um momento do trabalho, fazendo com que eles escutem as recomendações, mas também possam dar sugestões e serem ouvidos. 

Ou seja, o objetivo da atividade diária é fazer com que os riscos, ações de prevenção e atividades que devem ser feitas sejam absorvidas de forma simples por todos.

Quais os seus benefícios?

Agora que você já conhece o conceito e a importância do temas para DDS na construção civil, vamos conferir abaixo seus principais benefícios:

Mais satisfação: estar em um ambiente confortável para trabalhar garante satisfação, e como consequência, geramos, automaticamente, todos os benefícios citados acima, tanto para o colaborador, quanto para a empresa.

DDS e a relação com SESMT, NR 4, CIPA e NR 34

A segurança do trabalho é um tópico importante nas reuniões da construção civil. A NR 4 foi criada para reduzir doenças ocupacionais e acidentes de trabalho. 

E o SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho) tem a sua implantação como exigência. 

O SESMT tem como objetivo prevenir perigos à saúde dos trabalhadores e deve ser composto por médico, engenheiro, enfermeiro e técnico de segurança do trabalho. 

A NR 34 é outra norma reguladora que estabelece premissas para medidas de proteção e segurança. Seu objetivo é a saúde e segurança do ambiente de trabalho.

Por fim, temos a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), que é formada por funcionários designados pelo empregador para criar uma parceria dinâmica e funcional entre os colaboradores da empresa. 

Ela garante a integridade dos profissionais ao promover ações que minimizem situações de risco e aumentam a integridade no canteiro de obras.

Principais sugestões de temas de DDS

Entendendo a importância do DDS na qualidade de vida dos colaboradores, podemos apresentar alguns temas para DDS na construção civil importantes, como por exemplo:

– EPI – Equipamento de Proteção Individual;

– EPC – Equipamento de Proteção Coletiva;

– Quase acidente – Sinais de alerta;

– Limpeza e Organização – Bons hábitos no canteiro de obras;

– CIPA – Primeiros Socorros;
– Alongamento para evitar lesões nas costas;

– Higiene Pessoal;

– Inspeção de ferramentas e equipamentos.

Conclusão

Vários temas para DDS podem ser aproveitados e colocados em prática. Entre os demais temas que podem ser abordados, estão a importância de uma boa noite de sono, para evitar improdutividade e acidentes, além da economia de água, tanto em casa quanto no trabalho. 

Além disso, a saúde mental também está totalmente atrelada à qualidade de vida e ao rendimento no trabalho, logo, deve ser um tema frequente nas reuniões. 

Ao final da DDS, todos os colaboradores devem assinar uma lista, assim como o técnico de segurança. É recomendável listar no documento o tema abordado e a data.

Investir na segurança dos trabalhadores de um canteiro de obras pode ser simples e econômico, além de proporcionar maior lucro a longo prazo. 

Uma equipe que trabalha consciente em um ambiente seguro, com comprometimento e satisfação, traz resultados positivos internamente e comercialmente.

Quando a empresa investe em segurança e mostra que está aberta ao diálogo, torna-se humanamente conceituada. 

Ao ganhar feedbacks positivos de seus colaboradores e adotar práticas de segurança, a empresa aumenta a sua credibilidade em todo o mercado.

Portanto, agora que você tirou todas as suas dúvidas em relação aos temas para DDR, acesse o nosso blog e confira outras dicas exclusivas para otimizar suas obras na construção civil.

Sair da versão mobile