Ícone do site 90 TI

Terceirização da mão de obra: ganhe tempo e reduza custos

No setor de construção civil, a terceirização da mão de obra se tornou uma alternativa viável em diferentes frentes, sendo uma maneira mais prática para o gerenciamento de obras — sem falar em outros benefícios. Inclusive, essas vantagens serão o tema central deste post, que tem como principal objetivo mostrar por que mais empresas estão adotando a terceirização da mão de obra e as características dessa decisão. A CNI (Confederação Nacional da Indústria) aponta que 69,7% das indústrias de transformação, extrativas e de construção civil já preferem esse modelo.

Como é possível economizar em tempo e custos com a possibilidade da terceirização da mão de obra? Acompanhe-nos nesta proveitosa leitura e confira!

O que é a terceirização?

Comecemos do básico: a terceirização é uma atividade em que as responsabilidades de contratação e execução de um serviço são repassadas a um terceiro, a uma outra pessoa que, usualmente, não está relacionada ao objeto principal da empresa.

Com isso, as empresas abrem mão de responsabilidades fiscais — como modelos de contratação, por exemplo — e desburocratizam bastante o processo. Portanto, vale atentar-se a respeito de quais áreas e serviços podem ser terceirizados nas principais etapas dos projetos que a sua empresa incorpora.

Quais áreas e serviços podem ser terceirizados?

Em diversas etapas produtivas dos seus projetos, é possível contar com a terceirização da mão de obra. Entre as principais, podemos citar:

O setor de construção civil também pode se beneficiar da terceirização da mão de obra em outros setores, como marceneiros, pintores, eletricistas e operadores de máquinas. Inclusive, existem empresas especializadas que concentram os mais variados serviços direcionados ao setor de construção civil e que podem intermediar, rapidamente, os seus serviços às suas necessidades e objetivos.

Agora, pode entrar uma dúvida comum: por que muitas empresas estão aderindo à terceirização da mão de obra? Isso é algo que podemos ilustrar bem com um exemplo claro no setor de segurança.

No País, a segurança privada é rigidamente controlada por conta da reciclagem constante dos profissionais, bem como outras rotinas burocráticas que dizem respeito ao controle e manutenção das armas de fogo. Com a terceirização desse serviço, sua empresa se preocupa menos com os pormenores e já conta com a mão de obra especializada e qualificada para prestar o serviço desejado. Agora, imagine que o mesmo possa ser replicado nos mais diversos setores produtivos que você necessita em suas obras (do pessoal responsável pelo controle do material de construção aos operadores de máquinas).

Quais cuidados são necessários na hora de terceirizar?

Embora seja uma atividade mais prática e conveniente aos empreendedores e gestores, a terceirização da mão de obra também exige certos cuidados para que se sustente como uma decisão qualitativa para a sua empresa. Para isso, é importante que a terceirização de uma atividade venha acompanhada de uma boa análise da situação como um todo.

A começar pela própria empresa que você busca realizar a contratação de serviços. Nesse sentido, convém se inteirar a respeito das certidões negativas relacionadas a tributos, encargos e também solicitar à empresa algumas referências comerciais. Bem como a existência de ações trabalhistas em curso e até mesmo suas planilhas de custos, para compreender como funciona a composição de preços da empresa.

Desconfie de preços muito baixos

Um ponto importante a se atentar: desconfie de preços muito baixos. É a velha prática do mercado — não existe fórmula mágica que justifique valores tão atrativos assim. Analise o setor e crie uma média que possa justificar a relação de custo/benefício..

Como se dá a redução dos custos com a terceirização da mão de obra?

Agora que falamos sobre a popularidade da terceirização de serviços e também dos cuidados a serem tomados com essa modalidade de contratação, entenderemos as vantagens que têm conferido muito interesse de empresas na construção civil. Inclusive, uma das principais é a redução de custos para a sua empresa. Afinal, ao terceirizar determinados processos, existe um desperdício menor de produtos e do uso de máquinas, uma vez que os profissionais são treinados e capacitados para lidar com tais situações.

Podemos apontar também um gasto menor com rescisões, substituições, ausência de funcionários e férias. Tudo isso está incluso no contrato com a empresa.

Além disso, esse expertise também se traduz em uma equipe mais focada em resultados, ajudando a reduzir o desperdício e tempo ocioso de produção, sem falar no alinhamento preciso com seu projeto estrutural, objetivos e necessidades. Indiretamente, sua empresa também deixa de gastar com a infraestrutura e mão de obra qualificada com os setores de RH e Departamento Pessoal. Uma vez que não existirão tantos detalhes no gerenciamento das folhas de pagamento e outros aspectos relacionados à segurança do ambiente de trabalho.

Outras vantagens que podem ser apontadas

Aumento na qualidade dos serviços prestados e executados

A terceirização da mão de obra traz consigo uma equipe qualificada e que pode se ajustar à sua necessidade por resultados imediatos, práticos e de qualidade. Isso reduz os riscos no canteiro de obra e pode oferecer uma relação a longo prazo, uma vez que você encontrar a empresa que melhor se ajuste ao padrão de qualidade oferecido pela sua empresa.

Sem falar que essas empresas buscam qualificações e melhorias contínuas. Mais um ponto positivo para o seu empreendimento terceirizar e ter sempre à sua disposição profissionais alinhados com as últimas tendências do mercado.

Otimização do tempo

A otimização do tempo produtivo também é uma característica que deve ser mencionada, pois o trabalho flui com mais harmonia e foco nos resultados. Neste caso, vale pensar que as empresas estão em busca de satisfazer as suas necessidades com qualidade e agilidade, para que possa direcionar a sua mão de obra no projeto seguinte.

Assim, existe um esforço em todos os lados para que a sua obra seja concluída com assertividade, menos riscos, imprevistos e com o máximo de alinhamento com todas as previsões orçamentárias e prazos. Com isso, fica mais claro entender que a terceirização da mão de obra pode ser uma excelente oportunidade para o seu negócio quando avaliados os benefícios.

Já teve uma experiência profissional nesse sentido? Compartilhe as suas impressões no campo de comentários deste post!

Sair da versão mobile